domingo, 30 de novembro de 2008

Tomb Raider Challenge! - Mas não se anime muito

Está no ar o Tomb Raider© Challenge©, um concurso que premiará seus vencedores com o novo Playstation 3 mais o jogo Tob Raider Underworld.

Para participar, você deve entrar no site oficial, onde haverá um vídeo com as instruções.

Imagem: Divulgação

Basicamente, você deverá - à partir de um vídeo com uma pista - descobrir em qual localidade do mundo está a "relíquia" de Tomb Raider. Para viajar, você terá em mãos a ferramenta Google Earth©.

Imagem: Divulgação














A pista é dada pela nova modelo de Lara Croft, Alison Carroll. Com 23 anos, a recepcionista de um Clube de Golf se tornou a nova inspiração para a Lara Croft de TR: Underworld
©, e é a primeira modelo de TR com habilidades atléticas.

As pistas nem sempre são fáceis, mas é isto que traz emoção ao desafio: ser o primeiro a encontrar a "relíquia".
Se você descobriu a localidade, digite-a no campo e deixe o mapa aparecer na tela. Aí, é só procurar por um "TR" dourado, dentro de um círculo, e o Playstation 3© é seu!

Imagem: Divulgação
Esta é uma ação de marketing, pois existem apenas 21 Playstations©, que são disputados entre todos os participantes. Quem não ganha pelo menos viu o site e conheceu o novo Tomb. Assim, a divulgação do novo jogo foi feita.
Infelizmente - e eu só descobri isso após achar uma das relíquias - este concurso está aberto apenas a participantes residentes na Austrália e Nova Zelândia.Mas vale como exemplo de ação de Marketing.

Para acessar o site você precisa aceitar instalar o plugin do Google Earth
© em seu navegador (no meu caso, o Mozilla Firefox©).

Tomb Raider Underworld
© já está disponível para PC e para a última geração de vídeo-games.

Imagem: Divulgação

:)

sábado, 29 de novembro de 2008

Santa Catarina - VAMOS AJUDAR!

Todos ficamos sabendo pela mídia o estado em que está Santa Catarina, castigado por chuvas. Pessoas desabrigadas passam fome e frio. Nós devemos fazer alguma coisa. Vamos ajudar! Faça a sua parte!

Clique na imagem abaixo e saiba como você pode ajudar Santa Catarina. A Igreja Batista Betel (em São Paulo) está com uma campanha de arrecadação de alimentos, água e roupas. Una-se a esta campanha! Se você não é de São Paulo, ajude como puder!

:)

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Melhores Universidades - 1

Imagem: Divulgação
Olá!
Sexta-feira é o dia de falar sobre as melhores universidades do país. Hoje, para começar, vou falar um pouco sobre o "Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real".

Todo ano, o Guia do Estudante promove uma premiação de caráter nacional, em parceria com a Editora Abril e o Banco Real , que visa "identificar, valorizar e difundir as melhores instituições de ensino superior do país", como diz em seu site. O Guia do Estudante começou como uma edição especial do Almanaque Abril, como um guia para orientar o estudante sobre o que e onde estudar, mercado de trabalho e pós-graduação, apresentando também uma lista com o nome e o endereço das faculdades e universidades do país.
Ém 2008 o prêmio completou 18 anos de existência. Para a avaliação das universidades, estas devem atender a dois requisitos:
• Ter a titulação de bacharelado (exceto Pedagogia e Educação Física, que são consideradas prioritariamente as licenciaturas)
• Possuir turma formada há pelo menos um ano.

Para a avaliação, a redação do Guia do Estudante entra em contato com os coordenadores dos cursos que passarão pela avaliação, por e-mail e telefone, e solicita o preenchimento de um questionário eletrônico com dados específicos sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica. Os dados informados nesse questionário não são pontuados pelo Guia do Estudante para efeito da avaliação. Eles são passados a um corpo de consultores formado por docentes, coordenadores de curso, diretores de departamento e avaliadores do MEC.
Grande parte deles possuem currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e constam do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), conforme Portaria MEC nº 1.751, de 27/10/2006.

A edição 2008 do evento já premiou as melhores universidades. Vai abaixo a lista constante no site da premiação:

Categoria "As Melhores por Tipo de Instituição - Capital e Interior"

Universidades Públicas - Capital
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Universidades Públicas - Interior
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Universidades Privadas - Capital
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Universidades Privadas - Interior
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Centros Universitários - Capital
Centro Universitário Fecap (Fecap)

Centros Universitários - Interior
Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá-SP)

Institutos Superiores - Capital
Instituto Militar de Engenharia (IME)

Institutos Superiores - Interior
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Faculdades e Escolas Superiores - Capital
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp)

Faculdades e Escolas Superiores - Interior
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp)


Vencedores da categoria As Melhores por Área de Conhecimento - Escolas Privadas

Economia e Gestão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Ciências Agrárias e Veterinária
Universidade de Passo Fundo (UPF)

Ciências da Natureza
Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Ciências da Saúde
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Ciências do Bem-Estar
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Matemática e Informática
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Ciências da Sociedade
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Serviços
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Comunicação e Informação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Artes e Design
Faculdade Santa Marcelina (Fasm)

Ciências dos Materiais
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Elétrica e Mecânica
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Arquitetura e Construção
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)


Vencedor da categoria Sustentabilidade
Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)


Nos próximos posts de sexta falarei sobre cada curso, e as melhores universidades para eles.

É isso.

Fonte: Guia do Estudante

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Burger King© poderá fazer ações de merchandising para o lançamento do novo filme de Star Trek© - Jornada nas Estrelas©

Imagem: Divulgação


"Jornada nas Estrelas©", famosa série de televisão dos anos 60, retorna - desta vez aos cinemas - em um novo filme. Com lançamento previsto para maio de 2009, "Jornada" já tem um contrato praticamente fechado com a rede de fast-food Burguer King©, para ações promocionais quando do lançamento do filme.

Como é de praxe nestas redes de lanchonetes, as ações devem incluir brinquedos em kits infantis, cartazes e displays em pontos de venda e se estender também ao site, utilizando-se de jogos e atividades via internet, a exemplo do que foi feito com outros filmes, tal como o último "Indiana Jones©".

A franquia Burger King© é a segunda maior franquia de hambúrguer, e quarta maior franchise alimentar no mundo, contando com mais de 11.000 lojas em 69 países.

Ações semelhantes foram realizadas para outros filmes de Star Trek©, envolvendo outras redes de fast-food. Com a globalização, a chance é grande de termos esta camapanha extendida também ao Brasil. Resta esperar. Eu quero garantir a minha navinha Enterprise©!

Star Trek© tem lançamento previsto para 8 de maio de 2009. Visite o site oficial aqui.

:)

Fonte: TrekMovie

Fontes e logos gratuitos para download

Olá!
Muitas vezes temos que realizar um trabalho para um cliente ou para a faculdade e na hora em que vamos fazê-lo percebemos que falta alguma coisa, como uma fonte (tipo de letra), uma logo ou uma imagem. O prazo está apertado (chega a ser engraçado como os prazo na área de Publicidade são sempre apertados). O quê fazer? Sentar e chorar? Não! O Publicidade Ambulante traz até você a solução!

Existem sites que disponibilizam gratuitamente para download fontes, logos e até imagens.
Para fontes, eu aconselho o Sofontes e o Netfontes. Ambos com um grande acervo de fontes para download, sem necessidade de cadastro. Vale a pena conferir.

*atualização: há também o Dafont.com.

Mas se o que falta em seu trabalho é a logo daquela empresa famosa, uma boa escolha é o Brands of the World. Nele você encontra milhares de logos de marcas famosas (e de outras não tão conhecidas também), grande parte em formato EPS, que pode ser importado em programas como o Corel Draw© e o Photoshop©, com uma resolução altíssima, pois trata-se basicamente de um vetor.

Bem, é isso. Bom trabalho!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Algumas Apostilas e Materiais de Referência

Olá!
Posto aqui apostilas e materiais de referência que utilizei no decorrer de meu curso. Tem desde modelos de folhas técnicas para o curso/ matéria de TV até roteiros completos e outras apostilas. Vale a pena! Pode ser útil para outras pessoas que estão cursando Publicidade e Propaganda ou cursos próximos.São eles:

Uma apostila da matéria TV. Tem modelos, roteiros e até storyboards.
Apostila TV (aprox. 6mb)

Em Pesquisa de Marketing há uma apostila dada pela querida professora Beatriz Santos Samara. O livro dela também é muito bom. Você pode comprá-lo aqui e aqui. E a apostila você baixa aqui.

Agora uma apostila da professora - também querida - Regina Blessa.
Você pode saber mais sobre o livro dela e o trabalho dela aqui. Vale a pena! Ela é uma professora super graduada, com pós na Fundação Getúlio Vargas em Administração de Marketing e na Columbia University (NY - USA), em American Studies and Advanced English.
Esta apostila fala como devemos nos comportar quando numa apresentação, seja seminário comum ou TCC. Veja aqui a apostila.

Muito útil também é o conjunto de normas ABNT para trabalhos. O material mais completo que achei é o da UNIBAN. Você pode baixá-lo aqui, e o de outra universidade, aqui.

Por enquanto é isso.

:)

CAMPANHAS - Não Julgue Tão Rápido

Esta é uma coletânea das campanhas da Ameriquest Mortgage. Esta empresa começou em 1979 como um banco, e mais tarde passou a tomar conta de hipotecas e empréstimos. Em outubro de 2007 ela fechou as portas, mas nos deixou uma coleção de campanhas que valem como inspiração e divertimento, nomeadas "Não Julgue Tão Rápido". São elas:



Cat For Diner







E aqui, uma coletânea delas:



:)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Da Semiótica ao Aperto de Mãos

Quando entramos na faculdade, principalmente no curso de Publicidade, pensamos que iremos direto para a produção de anúncios, comerciais de TV e impressos mas, assim como quando vamos tirar a habilitação para dirigir, tem uma parte teórica que vem antes da parte legal, que é a parte prática.

E é nesta parte teórica que nos deparamos com uma palavrinha que assombra muito estudante de Publicidade: SEMIÓTICA. Mas, o que é Semiótica? É quando quase enxergamos alguma coisa (semi=quase ótica=enxergar)? É uma loja que é quase de óculos (não é uma ótica completa, é uma semi-ótica)? Não. Vamos à explicação do termo. Da Wikipédia:

"A Semiótica (do grego semeiotiké ou "a arte dos sinais") é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Ocupa-se do estudo do processo de significação ou representação, na natureza e na cultura, do conceito ou da idéia. Mais abrangente que a lingüística, a qual se restringe ao estudo dos signos lingüísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal, esta ciência tem por objeto qualquer sistema sígnico - Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Culinária, Vestuário, Gestos, Religião, Ciência, etc."

Complicado? Na verdade é simples, quando se entende o que ela significa. Voltamos ao tema Publicidade. Nada é por acaso. Em uma campanha, a cor usada, o carro que aparece (ano, cor), o cenário... NADA. Tudo tem uma razão para estar lá. Você usa a Semiótica e nem percebe.


Um exemplo prático: em uma festa de fim de ano no seu trabalho. Estão numa rodinha três de seus colegas de trabalho, um amigo seu que veio lhe visitar e seu chefe. Você chega na rodinha. Quem você cumprimenta primeiro?

a) Seus colegas
b) seu amigo
c) Seu chefe

Se você for esperto, cumprimenta seu chefe, mesmo que você não goste dele (eu, particularmente, gosto muito do meu). E qual a razão de você cumprimentá-lo primeiro? muito simples: para mostrar a todos na rodinha quem é o mais importante. Você cumprimenta seu chefe para mostrar que ele é mais importante que todos. Mas não pára por aí. Quem você cumpimenta depois? quem é o segundo mais importante para você na rodinha de conversa?

Outra situação: saída do culto da igreja. Estão no saguão seu avô, seu tio, seu pai e você. Chega um membro da igreja para cumprimentá-los. Quem ele cumprimenta primeiro?

Seu avô. Não por ele ser idoso e o estatuto do idoso dar preferência a ele, mas por ele ser o mais velho da família presente. Por isso, simboliza ser o mais sábio e experiente presente. Aí, após ele, vai por ordem de idade até chegar a você.

Estas são situações interessantes, citadas para mostrar que a semiótica está além dos comerciais e dos filmes. Está além de "por quê aquela moça usa uma roupa vermelha no comercial de cerveja", ou "por quê aquele cara tem um carro conversível", mas também está em "por quê colocamos esta roupa hoje"? Que mensagem queremos passar? O que queremos conseguir?

Por quê usamos um perfume diferente hoje? A quem queremos agradar?

As aplicações da ssemiótica você aprenderá na faculdade, mas também precisa entender que ela está além da campanha, da mídia. Afinal, nós também passamos mensagens.

:)

The Submarines -You, Me and the Bourgeoisie


Divulgação



Here I am with all the pleasures of the first world
Laid out before me who am I to breakdown?

Everyday I wake up,
I choose Love
I choose Light
And I try, it's too easy just to fall apart

Oh my baby don't be so distressed
Were done with politesse
It's time to be so brutally honest about
The way we think long for something fine
When we pine for higher ceilings
And bourgeois happy feelings

And here we are with the pleasures of the first world
It's laid out before us, who are we to break down?

Everyday we wake up
We choose Love
We choose light
And we try, it's too easy just to fall apart

Plastic Bottles
Imported Water
Cars we drive wherever we want to
Clothes we buy it's sweatshop labor
Drugs from corporate enablers
We're not living the Good life
Unless we're fighting the Good fight
You and Me just trying to get it right

In the center of the first world
It's laid out before us, who are we to break down?

Everyday we wake up
We choose Love
We choose light
And we try, it's too easy just to fall apart

Love can free us from all excess
From our deepest debts
Cause when our hearts are full we need much less

Yea i know we long for something fine
When we pine for higher ceilings
And bourgeois happy feelings

But Here we are in the center of the first world
It's laid out before us, who are we to break down?

Here we are in the center of the first world
It's laid out before us, who are we to break down?

Everyday we wake up
We choose Love
We choose light
And we try, it's too easy just to fall apart

Everyday we wake up
We choose Love
We choose light
And we try, it's too easy just to fall apart

The Submarines - Site