domingo, 17 de janeiro de 2010

Making-of de uma campanha das Havaianas - Sem Corel nem Photoshop

Um rápido making-of de uma campanha das Havaianas, da agência AlmapBBDO, cuja peça de print foi feita sem os programas gráficos habituais (só um de 3D para modelar o cenário para montagem):



Vi no Gostei Disso.

O Efeito das Cores na Publicidade

O material abaixo é uma coletânea do que tenho em acervo (da época da faculdade e trabalhos) com materiais dos sites TCIArt e Design on the Rocks.


O EFEITO DE CADA COR

Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes.

As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades.

Existem muitos testes psicológicos,que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós mesmos por meio do poder da cor. A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um indivíduo tímido e provavelmente isolado da sociedade.

As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional.

VERMELHO: Ação, Aventura, Agressividade, Sangue, Perigo, Energia, Amor, Paixão, Força e Vigor.

O vermelho sugere motivação, atividade e vontade. Está associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir, com o espírito de pioneirismo que nos eleva. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho.

Efeitos físicos do vermelho: o vermelho é uma cor quente, com natureza extrovertida. Essa cor estimula a vitalidade e energia.

LARANJA: Criatividade, Entusiasmo, Jovial, Diversão.

Assim como o vermelho, a cor laranja é expansiva e afirmativa; contudo é mais construtiva. O laranja reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida. Comunicação, movimento e iniciativa geralmente são elementos dessa cor.

AMARELO: Cuidado, Alegria, Curiosidade, Felicidade, Brincadeiras, Positividade, Acolhedor.

O amarelo é a cor mais clara e a que mais se assemelha ao Sol. Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Ela tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria. Essa cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. Razão e lógica são seus atributos e deles se irradiam discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão.

VERDE: Ambiente, Harmonia, Inexperiência, Cura, Saúde, Tanquilidade, Dinheiro, Renovação, Natureza.

O verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Ela é a imagem da segurança e da proteção e cria um ambiente propício para tomar decisões. Espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio são aspectos que se originam do sentimento natural de justiça do verde.

AZUL: Autoridade, Calma, Dignidade, Poder, Fidelidade, Segurança, Sucesso.

Associada ao dever, à beleza e à habilidade. A serenidade dessa cor traz consigo paz, confiança e sentimentos relaxantes.

VIOLETA/ ROXO: Cerimônia, Fantasia, Justiça, Mistério, Realeza, Sofisticação, Espiritualiade.

Formada pela combinação do azul com o vermelho, reflete dignidade, nobreza e respeito próprio. Essa é a cor da realeza e, em sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade.

MAGENTA: Dedicação, reverência, gratidão e comprometimento são características atribuídas a essa cor, cujo empenho é expressar o idealismo em sua forma mais pura.

PRETO: Autoridade, Clássico, Conservativo, Formalidade, Mistério, Tradição.

Representa respeito, seriedade, autoridade, confiança.

CINZA: Autoridade, Humildade, Respeito, Melancolia, Seriedade, Estabilidade.

BRANCO: Inocência, Paz, Pureza, Simplicidade, Verdade.

MARROM: Calma, Terra, Naturalidade, Simplicidade, Utilidade, Profundidade.

ROSA: Apreciação, Delicadeza, Feminilidade, Floral, Gentil, Inocente, Romântico, Tranquilo.

Efeitos Fisiológicos das Cores nas Roupas

VERMELHO: esta cor faz com que você se sinta mais vigoroso, expansivo e pronto para avançar adiante em algum sentido evidente. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Se você usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixão, ferocidade e força. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor.

LARANJA: esta cor revigorante e estimulante não tem muito do mesmo dinamismo do vermelho. Se estiver usando roupas da cor laranja, você pode ter traços corajosos e aventureiros, demonstrando entusiasmo e zelo em qualquer coisa que faça, mesmo que isso consuma suas energias. As pessoas que usam essa cor são afirmativas e gostam de rir e fazer outras pessoas rirem. O uso de roupas da cor laranja também estimula a conversação e o senso de humor.

AMARELO: esta cor geralmente é usada pelos intelectuais, estudiosos e pessoas que gostam de ocupar posições de autoridade e de controle. Ela estimula a receptividade e a atenção aos detalhes. Vestir-se de amarelo "atrai a luz".

VERDE: esta cor ajuda as pessoas a criarem um ambiente equilibrado, suavizante e calmo à sua volta. Ela simboliza harmonia e equilíbrio. O verde das roupas tende a refletir tipos convencionais, pessoas que gostam de ater-se ao que é certo e justo e que preferem não sobressair numa multidão. Os indivíduos que apreciam essa cor geralmente gostam da natureza e da segurança que ela traz.

AZUL-TURQUESA: esta cor estimula as pessoas a demonstrarem interesse por você. Ela expressa uma personalidade revigorante, que está facilmente acessível. O azul-turquesa ajuda a clarear seus pensamentos e sentimentos, produzindo clareza em sua comunicação. Se você gosta de usar essa cor nas roupas, quer ser visto como portador de jovialidade e vivacidade.

AZUL: vestir-se de azul sugere espiritualidade e ordem. As pessoas que usam essa cor refletem um desejo de paz e quietude, tranqüilidade e até mesmo solidão. Essa cor não é ameaçadora e o indivíduo que a utiliza por certo valoriza a lealdade e a honestidade.

VIOLETA: o uso de roupas violeta gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima. Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade. Em virtude da sua riqueza, ela também está associada com o monarca, a extravagância e a prosperidade. Muitos artistas preferem essa cor para suas roupas, talvez por causa das suas qualidades espirituais ou criativas.

MAGENTA: vestir roupas dessa cor gera sentimentos de suavidade, afetuosidade e docilidade. Ela estimula afeição e sentimentos como amor e compaixão. Devido à contribuição do vermelho para a produção dessa cor, o magenta também transmite uma mensagem sexual poderosa, que pode ser manipuladora num nível sutil. Se você gosta de vestir-se com essa cor, isso pode indicar que quer expressar sua sensualidade.

PRETO: na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência. Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam a sociedade ou se rebelam contra as normas sociais. O preto é uma cor que nega a luz e as pessoas que a usam nas roupas rejeitam a luz em si próprias, empurrando-a para longe e não permitindo que ela seja absorvida. Essa é a cor usada pelos homens de negócio, policiais e padres para refletir poder e autoridade. Essa cor também é usada pelas pessoas que preferem parecer tradicionais e responsáveis.

BRANCO: as roupas brancas têm sido associadas à limpeza, à pureza e a inocência. Nos países orientais, o branco é usado como uma cor adequada para a morte e o pesar, aceitando que a pessoa morta partiu do mundo físico para um plano espiritual mais puro. Essa é a cor do desprendimento.

MARROM: a cor marrom geralmente está associada com terra e estabilidade. Para criar essa cor, você precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. O marrom é uma cor envolvida com o enraizamento e a criação de fundações firmes para o futuro (semelhante ao lado positivo do vermelho). Ele também contém a qualidade poderosa do preto, no que se refere à autoridade, à confiança interior e à auto-afirmação.


Algumas curiosidades sobre o uso de cores em embalagens

* CAFÉ=> marrom-escuro com toques de laranja ou vermelho
* CHOCOLATE=> marrom-claro ou vermelho-alaranjado
* LEITE=> azul em vários tons, às vezes com um toque de vermelho (se usasse preto em uma caixa de leite não se venderia nada, PIS o preto, em alimentos, leva ao pensamento de estragado)
* GORDURAS VEGETAIS=> verde-claro e amarelo não muito forte
* CARNES ENLATADAS=> cor do produto em fundo vermelho, às vezes com um toque de verde
* LEITE EM PÓ=> azul e vermelho, amarelo e verde com um toque de vermelho
* FRUTAS E COMPOTAS EM GERAL=> cor do produto em fundo vermelho, com um toque de amarelo, às vezes
* DOCES EM GERAL=> vermelho-alaranjado
* AÇÚCAR=> branco e azul, com toques de vermelho, letras vermelhas e pretas
* MASSAS ALIMENTÍCIAS=> transparência, vermelho, amarelo-ouro e às vezes com toques de azul
* CHÁ E MATE=> vermelho, branco e marrom
* QUEIJOS=> azul-claro, vermelho e branco, amarelo-claro
* SORVETES=> laranja, azul-claro, amarelo-ouro
* ÓLEOS E AZEITES=> verde, vermelho e toques de azul
* IOGURTES=> branco e azul
* CERVEJA=> amarelo-ouro, vermelho e branco
* DETERGENTES=> rosa, azul-turquesa, azul, cinza-esverdeado e branco-azulado
* CERAS=> tons de marrom e branco
* INSETICIDAS=> amarelo e preto, verde-escuro
* DESINFETANTES=> vemelho e branco, azul-marinho
* DESODORANTES=> verde, branco, azul com toques de vermelho ou roxo
* SAIS DE BANHO=> verde-claro, branco
* BRONZEADORES=> laranja, vermelho-magenta
* DENTIFRÍCIOS=> azul e branco, verde com branco e toques de vermelho
* COSMÉTICOS=> azul-pastel, rosa e amarelo-ouro
* PERFUMES=> roxo, amarelo-ouro e prateado
* PRODUTOS PARA BEBÊS=> azul e rosa em tons suaves
* REMÉDIOS EM GERAL=> azul-claro, marrom, branco e vermelho, dependendo do tipo de material, medicinal, estimulante ou repousante
* LÂMINAS DE BARBEAR=> azul-claro ou forte, vermelho e preto


Visibilidade

Amarelo e Azul são as cores que melhor se lêem a distância

O contraste preto-amarelo se vê desde mais longe

O contraste preto-branco tem um valor neutro

O contraste vermelho-verde é o que menos se percebe

Em geral os elementos gráficos escuros sobre fundo claro se percebem melhor que o contrário.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Portfolio atualizados - Trabalhos do segundo semestre de 2009

Clique nas imagens para aumentar.

Flyer peça de teatro
- "Histórias para serem contadas"


Agenda 2010 - Adidas - Arte da capa


Agenda 2010 - Adidas - Arte páginas internas (fui contratado apenas para fazer a diagramação e tabelas. As cores de fundo doram alteradas no produto final):


Projeto Trilhos 2010 -
folheto:

Projeto Trilhos 2010 - imagem home site institucional: