terça-feira, 27 de julho de 2010

Divulgação e promoção no Ponto-de-Venda - Parte 2 - Um Pouco de Teoria

A frase-chave desta vez é "aproximação com o cliente". É ele quem consome o produto que divulgamos. Como eu disse no post anterior, é preciso conhecer o consumidor o produto, sabermos o que ele gosta, quer, procura e faz para podermos fazer esta "interação" com ele, podermos mostrar nosso produto a ele. Mas como chamar a atenção dele no ponto-de-venda (PDV)?

Todos os materiais no PDV tem a função de Relembrar, Persuadir, Posicionar, Expor o produto (promoção ou serviço) e Vender. Este material presente no PDV influencia o consumidor quanto a decisão de compra (positiva ou negativamente, dependendo da escolha do material e de sua apresentação). Estes materiais chamam a atenção do consumidor dentro da loja, servindo para complementar uma campanha prévia em outros meios ou também agindo sem este "suporte prévio".

Índices de memorização dos materiais promocionais no PDV:

Cartazes de ofertas de preço ou promoções .......50%
Materiais em geral ............................................44%
Cartazes ..........................................................33%
Brindes (Compre isso e ganhe aquilo) ................. 9%
Cupons ............................................................ 1%
Concursos e sorteios ........................................ 9%
Costumam ler encartes/tablóides .......................86%
Planejam a compra com encartes ......................45%
Aproveitam as ofertas dos encartes ....................91%

Fonte: http://www.metallightindustria.com.br/acontece/artigos-materias/artigo/02-12-2009-material-de-pdv

Para uma peça de PDV ser eficaz e harmônica na loja, é preciso levar em conta algumas coisas:

CRIATIVIDADE
O material de PDV deve ser antes de tudo,criativo e bem dimensionado para o local onde será aplicado.

ORIGINALIDADE
Um texto curto e objetivo combinado com o impacto visual da arte da peça farão com que sua mensagem seja bem memorizada.

FUNCIONALIDADE
Simplicidade, boa acomodação do produto, fácil colocação e reposição do material publicitário garantem a aceitação e uso pelo lojista.

Estes aspectos são muito importantes. Em um tempo em que os produtos estão cada vez mais parecidos entre si (não existindo diferenças grandes no preço entre a maioria dos produtos de uma mesma categoria - havendo esta proximidade entre produtos concorrentes), os materiais de PDV fazem a diferença, pois será este material que, na maioria das vezes, destacará o produto do seu cliente de muitos outros na prateleira.
.
Imagem: Divulgação

Continuando, só há vantagens em utilizar os materiais publicitários no PDV. Eles são uma ótima opção não só para grandes anunciantes (agindo como complementadores das campanhas em outros meios), mas também para os fornecedores que não tem condições de fazer anúncios em mídia impressa ou eletrônica. Entre as vantagens posso citar o custo. Um material feito para muitas lojas, com vida útil de um ano, custa, em média 30 vezes menos que uma inserção de 30 segundos em rede nacional.
Outra vantagem é a atuação deste material, agindo sobre o consumidor em uma hora importantíssima: a hora da compra. Pode depender deles a decisão de compra de seu consumidor.Por último, citando algumas vantagens, destaco a fácil elaboração destes materiais, podendo (e devendo) ser criados de acordo com as necessidades e características do local onde serão aplicados (espaço físico do estabelecimento, tamanho do espaço destinado ao produto na gôndola, etc).



Muito bem. Vimos que temos de levar em conta nosso cliente (target) e o lugar. Mas será só isso? Não. Tem alguns detalhes que devem ser vistos também.
A verba destinada a este material (definirá até onde podemos ir em questão de qualidade, quantidade e aspectos do material a ser produzido). As características do produto também devem ser levadas em conta (pois as peças devem estar em harmonia, remeter ao produto, ser uma extensão dele).
O que seu concorrente tem feito para divulgar o produto dele? Isto pode servir de inspiração para a criação de sua ação, assim como o público-alvo do Ponto-de-Venda onde você irá aplicar sua ação. Locais/ comércios diferentes tem targets diferentes. Quem frequenta aquele lugar? Ele é grande, pequeno. A localização (bairro, movimento, etc) fazem a diferença.

Beleza! Levamos tudo isso em conta, levantamos as informações e estamos prontos para produzir o material. Mas, quais os tipos de materiais de PDV que posso usar? Como escolher qual é melhor? Isso é assunto para o próximo post: Divulgação e promoção no Ponto-de-Venda - Parte 3 - Mãos à obra!

Até lá!

As fotos desta postagem foram tiradas na loja C&A.

sábado, 24 de julho de 2010

Divulgação e promoção no Ponto-de-Venda - Parte 1 - O Início de Tudo -

Quando falamos em comunicação, publicidade e semelhantes, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Eu me lembro de alguns comerciais de TV.
Entretanto, será que o processo de venda, de "convencimento", de "suscitar o interesse de seu consumidor por um certo produto ou serviço" se resume a apenas fazer um comercial (filme publicitário) bonitinho, um anúncio em revista bem montado, ou então um spot de rádio com uma música bacana de fundo? Eu acho que não.

Assim como num combate, é preciso conhecer a si mesmo, e conhecer seu oponente. Trazendo para o mundo da comunicação, é preciso conhecer bem o produto/ serviço que pretendemos vender. Conhecer bem o público-alvo dele (target) e os concorrentes. Muitas pessoas tem a imagem de que uma peça de divulgação, qualquer que seja ela (cartão de visitas, folheto, folder, etc) tem apenas de conter as informações principais do que estamos tentando comunicar que está tudo certo. Mas a comunicação só será realmente eficaz se for direcionada, pensada. Você terá mais chances de conseguir um resultado relevante levando em conta estas particularidades, conhecendo seu produto, o mercado e seu público.
Desta forma, o processo de venda começa - na maioria das vezes - antes de qualquer idéia de criação de peças publicitárias.

O termo comunicação refere-se ao processo de compartilhar/ dividir uma mesma opinião ou consciência. Estabelecer uma relação com alguém ou entre alguém. Uma troca de pensamentos ou idéias, transmitir uma mensagem. Entretanto, esta mensagem só tem efeito naqueles que podem interpretá-la, naqueles capazes de entendê-la. Aí entra a importância de conhecer o target do produto de seu cliente. Temos em nosso país (Brasil) vários comerciais "importados", que foram redublados para poderem ser veiculados por aqui. Mas não é todo comercial que passa por este processo, pois são levados em conta aspectos culturais (temos uma cultura diferente da de outros países. Assim, um tipo de comercial/ mensagem que funciona lá fora pode não funcionar aqui, pode não atingir o público-alvo). O conhecimento deste público-alvo não influi apenas em como passaremos a mensagem, mas também por onde. Seu público assiste mais TV e acessa internet? Ou ouve mais rádio e prefere ler jornal?
Não é eficaz tentarmos vender um produto a um público pelos canais errados.

Quando começamos o curso de Publicidade temos a idéia de que "é só anunciar na TV que todo mundo vai ver". "A TV é um meio de comunicação em massa". Este conceito de massa, antigamente, era entendido de forma errada. A população era vista como uma massa, que apenas absorve a informação que lhe é passada. Entretanto, passou-se a entender que esta massa possue opinião, costumes e comportamentos diferentes entre si. É segmentada. Assim, precisamos distinguir em quem queremos atingir, conhecendo- o e usando os meios certos.

Um livro interessante é o "História das Teorias da Comunicação", de Armand e Michele Mattelart:
Imagem:Divulgação
Outra referência que posso passar, para quem quiser ir mais a fundo, é pesquisar sobre a Escola de Frankfurt.

Assim, o primeiro passo é levantar a identidade de nosso produto. Quem ele é? Com quem ele concorre? Quem o compra? Nem sempre este processo é demorado ou complicado. Eu me lembro de que, quando eu trabalhava em uma gráfica, haviam muitos clientes autônomos que estavam acostumados a terem um cartão simples, apenas diagramado e pronto. Mas a propaganda que meu patrão fazia era de que havia um publicitário como arte-finalista. Assim eu usava meus conhecimentos para produzir estes materiais, tirando a função de apenas informativo dos serviços que o cliente prestava, passando-os para o nível de identidade. Se um prestador de serviços tem um cartão ou folheto bem montado, bonito de se ver e claro para passar informações ele tem mais chances de ser contratado do que aquele que tem um cartão feio. Este material passa uma imagem melhor do cliente. Mas não erá só pegar uma foto legal, uma fonte bacana e diagramar tudo isso. rapidamente eu levava todos os fatores falados mais acima em conta. e os clientes aprovavam.

Mas como descobrir o que meu cliente quer, faz ou usa? Isso fia para uma próxima postagem, onde falarei dos métodos de descobrir estas informações.

Até lá!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Diane Birch - Valentino - Making-Of

Este é o novo clip da cantora Diane Birch. Ele também tem um Making-of disponível. É uma boa referência para profissionais que trabalham na área de edição de vídeo.

Veja o original:



E aqui, o Making-Of:




E aqui, os dois (versão final e Making-Of), lado a lado:



Diane Birch: Site Oficial e MySpace.

Logo da MGM - História

Você já deve ter visto esta logo, da tradicional MGM:



















Imagem: Divulgação - Clique na imagem para vê-la em tamanho real.

Foram feitas várias versões dela. Imagine como foi feita esta montagem, numa época em que não haviam recursos gráficos avançados.

" Em 1924, o estúdio publicitário Howard Dietz projetou a logo "Leo
The Lion" para Goldwyn Picture Corporation, a empresa de Samuel
Goldwyn. Ele baseou a logo na equipe de atletismo da Universidade de
Columbia, o Lions. Quando a Goldwyn Pictures se fundiu com a Metro
Pictures Corporation e com a Louis B. Mayer Pictures, a recém-
formada MGM manteve a logo. "

Desde então houveram cinco leões no papel de "Leo The Lion". O primeiro foi Slats, que se destacou nas aberturas dos filmes mudos da MGM entre 1924-1928.

Imagem: Divulgação - Clique na imagem para vê-la em tamanho real.

















Imagem: Divulgação - Clique na imagem para vê-la em tamanho real.
















O leão seguinte, Jackie, foi o primeiro leão da MGMcujo rugido foi ouvido pela platéia (embora os filmes fossem mudos, a seqüência do rosnar de Jackie, seu famoso rugido foi jogado sobre o fonógrafo enquanto o logotipo aparecia na tela). Ele também foi o primeiro leão a aparecer em Technicolor, em 1932.

O terceiro leão - e provavelmente o mais famoso - era Tanner (embora no momento Jackie ainda fosse usado simultaneamente para os filmes a preto e branco da MGM). Houve também um breve uso de um anónimo quarto leão.

Imagem: Divulgação - Clique na imagem para vê-la em tamanho real.

























O lema da empresa "Ars Gratia Artis" significa "Arte pela Arte".

Vi no ET & Macaco, e pesquisei pelo texto original aqui e aqui.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

"A Vida em um Dia" - Conte sua história e apareça no Sundance Film Festival de 2011

"A Vida em um Dia" é uma experiência para fazer um filme que vai documentar a vida na Terra ao longo de um único dia. O YouTube pede que você filme o seu mundo e crie um vídeo no dia 24 de julho. O diretor vencedor do Oscar Kevin Macdonald editará os vídeos criando um documentário que será lançado no Sundance Film Festival de 2011.

Assista para saber mais:



Para acessar o canal, clique
aqui.
Já mandou a sua história para o YouTube?