sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Áreas de Atuação

A grande maioria das pessoas que entra em um curso de Publicidade pretende estar na área de criação em uma agência. Mas será que esta é a única área em que um comunicólogo pode atuar? Nem tanto.
Existem diferentes áreas/ departamentos em uma empresa ou agência e, por que não, no mercado, onde um estudante de comunicação pode atuar. Vou falar (de leve) de algumas delas.
As principais são:

• Atendimento
• Planejamento
• Criação
• Arte
• Redator
• Produção
• Mídia
• Marketing
• Socialmedia (Redes Sociais)

Mas, o quê faz exatamente cada área?

Atendimento
Muito importante em agências de propaganda, é responsável pela comunicação cliente - agência. É através deste profissional/ área que o cliente entra em contato com a agência, e passa o que ele precisa dela. Uma área ideal para os que gostam de vender, convencer e persuadir.

Semelhante a esta área temos o profissional de Mídia. Assim como o Atendimento é o contato cliente - agência (e agência - cliente, o profissional de mídia é o contato da agência com os fornecedores e meios de comunicação. É ele quem negocia e aplica estratégias junto a estes fornecedores e meios.

Planejamento e Marketing
Este é o profissional (ou equipe) que cria estratégias em campanhas, presta consultoria para empresas e organiza toda a parte de marketing de uma ação. Ele precisa ter um bom conhecimento de mercado, e das ferramentas disponíveis para analisar e criar uma estratégia. O profissional de Marketing atua também ao fim de uma ação/ campanha, avaliando os resultados.

Criação
Não basta desenhar bem, saber mexer com todos os softwares gráficos se não existem boas idéias. É deste profissional/ equipe que vem as idéias para a campanha, feitas a partir do Briefing criado.

Arte
Com base nas idéias passadas pela criação, é chegada a hora de produzí-las, de colocá-las no papel (ou computador, no caso).

Redator
Este profissional/ equipe é responsável pelos textos e e pela revisão deles em uma campanha/ ação. Qual tipo de linguagem se adequa melhor a este target? Será que esta chamada está "impactando" o suficiente? É esta a responsabilidade do Redator.

Produção
Hora de botar a mão na massa! Jingles, spots, comerciais de TV, maquiagem, figurino... se você gosta deste tipo de ação, esta é a sua área.

Socialmedia
Coloque a marca de seu cliente online em uma campanha, no mundo das redes sociais. Administração de links patrocinados no Google, facebook e outras formas. Se você entende de redes sociais e ferramentas de comunicação digital, esta é sua área.

É isso.

Vi mais sobre este assunto aqui

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Doodle 4 Google

Imagem: Divulgação
…Toda criança terá uma escola
…Vamos plantar mais árvores que prédios
…Os políticos serão super-heróis


E você, o que pensa sobre o futuro do Brasil?
Solte a imaginação e participe da competição Doodle4Google.

Esta é a premissa desta ação da Google.

Você já reparou que em diversos eventos o Google costuma brincar com o seu logo?
Chamamos esse logo especial de "Doodle".
O Google então decidiu abrir esta brincadeira para estudantes de 6 a 15 anos e permitir que seus desenhos apareçam no lugar do logo.

Esta competição é chamada de Doodle4Goodle e mais de 300 mil alunos já participaram ao redor do mundo.

Agora chegou a sua vez!
Pela primeira vez o logo do Google será desenhado por um estudante brasileiro.

O tema da primeira edição é "O Brasil do Futuro".
Solte a criatividade e desenhe sua versão do logo do Google mostrando o que você espera do futuro do Brasil.

O seu desenho pode parar na página inicial do Google Brasil e você pode ganhar:
Uma bolsa de estudos de R$ 30 mil reais
Um computador
Uma sala Google na sua escola!

Para ajudar-nos na difícil escolha do desenho vencedor, contamos com uma lista de Jurados Especializados na arte de desenhar. Cartunistas e ilustradores consagrados nos ajudarão a escolher os finalistas desta competição e participarão da cerimônia de premiação em Dezembro.

Para participar e saber mais desta ação, clique aqui.

(Todo o conteúdo foi retirado do site oficial)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

11ª Semana de Publicidade - PUC - SP

A edição deste ano da Semana de Publicidade da PUC promete. Trazendo profissionais da área, conta também com diversas oficinas, cujas inscrições estão abertas desde ontem (13/09).

As oficinas agendadas começarão às 14h e às 16h30, e como há limite de vagas para participar delas, recomendamos que os interessados façam a inscrição o mais breve possível. Os dados recebidos após o esgotamento das vagas serão encaminhados a uma lista de espera.

Para os alunos da PUC, basta enviar nome, número de matrícula e turma para o e-mail inscricoessemanapp@gmail.com, colocando no assunto “Inscrição Oficina”. Alunos de outras localidades devem enviar o seu nome e o nome da instituição para o mesmo e-mail inscricoessemanapp@gmail.com.

Imagem: Divulgação

Confira abaixo as atrações deste ano:

SEGUNDA-FEIRA

A importância do Relações Públicas no processo de criação de peças e campanhas de uma agência
Marina Moraes (Leo Burnett)
Onde e quando: AUDITÓRIO 239, às 9h

Classe C: A bola da vez
Rodrigo Coccita (TAM)
Onde e quando: AUDITÓRIO 239, às 10h30

Atendendo e Empreendendo
Marcio Oliveira (LEW’LARA\TBWA)
Onde e quando: AUDITÓRIO 239, às 19h30

Juca X Cannes. Filhos da PUC vêm para um bate-papo sobre o mercado
Bernardo Tavares (BOA)
Fábio Benedetto (ALMAP)
Bruno Barbieri (CLICK)
Bruno Sanches (RMG/Thompson)
Onde e quando: AUDITÓRIO 239, às 21h15

TERÇA-FEIRA

Mesa: Criação
Guto Lacaz (Artista multimídia)
Marcos Medeiros (AlmapBBDO)
Onde e quando: AUDITÓRIO 239, às 9h

Mesa: Criação
Philippe Bertrand (DM9DDB)
Guga Ketzer (Loducca MPM)
Onde e quando: AUDITÓRIO 239, às 19h30

QUARTA-FEIRA

Planejamento e criação – a nova dupla nas agências do século XXI?
Meio & Mensagem
Onde e quando: AUDITÓRIO 239, às 9h

Workshop
Catarina Gushiken (Artista Plástica)
Onde e quando: FACICLA, às 14h

Planejamento e criação – a nova dupla nas agências do século XXI?
Meio & Mensagem
Onde e quando: AUDITÓRIO 239, às 19h30

QUINTA-FEIRA

Mesa: Planejamento e Mídia
Lica Bueno (F/Nazca Saatchi & Saatchi)
Renata D’Ávila (Giovanni + Draft Fcb)
Alexandre Caldini (ABRIL)
Onde e quando: AUDITÓRIO 239, 9h

Oficina
Marcas para casar_Márcio Fritzen (DM9DDB)
Onde e quando: FAFICLA, às 16h30

Fernando Teixeira (Razorfish) e Fernando Musa (Ogilvy)
Onde e quando: TUCARENA, às 19h30

SEXTA-FEIRA

No dia 24, às 19h30, no auditório 239, o Vice-Presidente de Criação da Leo Burnet, Ruy Lindenberg, vem palestrar sobre o case “Fiat Uno”. Será imperdível e muito especial, já que essa palestra nunca foi administrada antes. Não perca!

Mais informações aqui, no site oficial

sábado, 11 de setembro de 2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Divulgação e promoção no Ponto-de-Venda - O Final


Olá!
Recentemente eu fiz uma sequência de postagens sobre Divulgação no Ponto de venda. Quem viu pode ver de novo. Quem não viu pode ver nos links abaixo.
Elas estão divididas em:
(Clique sobre os links para abrir as postagens)

Em breve colocarei a quarta (tirando o UPDATE) e última parte, falando sobre um ponto-de-venda muito especial. Aguardemmmmm!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Briefing

Imagem: Divulgação

Muitas vezes, para quem trabalha com Comunicação, você vai ouvir uma palavrinha chamada "Briefing". Não, não é aquela comida servida com cebola ou à parmegiana (bife).

Briefing é um documento (criado/ escrito por uma agência de propaganda, na maioria das vezes) que dá todas as informações e orientações necessárias para elaboração de um trabalho ou criação de uma campanha. Vem do verbo brief, que significa informar ou instruir. Pode ser também o nome dado a uma reunião breve onde são dadas informações e instruções para a realização de determinada tarefa (geralmente você vê bastante em filmes de exército). Mas não confunda também briefing com brainstorm (aquela reunião onde são levantadas idéias para uma campanha ou trabalho).

Dessa forma, dada a importância do briefing de passar à empresa ou equipe de criação/ produção as principais informações sobre a empresa, mercado e objetivos pretendidos (no caso do briefing para minha área, a Comunicação), deve-se ter cuidado ao estruturar este documento. O briefing é um ponto de partida. É um documento que é elaborado com informações passadas pelo cliente, que servirão de base para a criação da ação, mas também devem ser evitadas informações em demasia.Um briefing muito extenso e carregado de detalhes confunde, não serve de guia e custa caro. Reduza o numero de idéias incluidas, mas explique-as claramente. O que é essencial para definir o trabalho deve estar nele, e deve estar bem explicado.

Muitas vezes o cliente já possue um briefing, e muitas vezes também ele nem existe. Assim é sempre bom a agência, junto com com o cliente, organizar as informações e esquematizar este documento.

Assim, poderíamos dividir o briefing em partes, desta forma:

01 - Informações Gerais

Quando se fala em informações gerais, são informações gerais relacionadas com seu cliente. Por exemplo, em um briefing sobre a Conta Universidade da Nossa Caixa, que montei com meu grupo uma vez, começamos falando sobre a economia brasileira e passamos para como surgiu a Nossa Caixa. Mas esta parte foi coisa de uma página, bem breve, para que a equipe possa entender o contexto no qual o cliente está inserido.

02 - A empresa
História, evolução, mercados em que atua, organograma, Portfolio de produtos e serviços.

03 - O Produto
Agora falamos sobre o Produto, e todas as suas características e obsservações, assim como o público-alvo deste produto.

Alguns tópicos que podem servir de base:

• Origem
• Nome
• Categoria
• Tipos de embalagem/ apresentações disponíveis
• Desempenho (performance)
• Períodos de uso/ consumo/ sazonalidade
• Aspectos culturais, religiosos
• O que o torna diferente dos seus concorrentes
• Necessidades que satisfaz (com relação ao consumidor)
• Ciclo de vida
• Preço
• Distribuição

04 - O Consumidor (Target)
• Qual é o público alvo? (características detalhadas, como género, classe, profissão, idade,...);
• Comportamento de compra (quem decide a compra, quem compra, onde e como é adquirido o produto)

05 - Ações de comunicação anteriores - O quê seu cliente fez para divulgar seu produto anteriormente (exceto quando o briefing for realizado para o lançamento de produtos)?

• Foram feitas pesquisas ou estudo de mercado? Estes dados estão disponíveis? Quais são eles?
• Aspectos mais relevantes das campanhas anteriores
• Meios utilizados

06 - Concorrência
• Detectar e descrever principais características dos concorrentes
• Aspectos mais positivos e menos positivos dos produtos concorrentes (no "meu tempo" esta parte tinha o nome de FOFA (pontos Fortes e Fracos do produto Oportunidades e Ameaças do mercado)
• Estratégias de comunicação da concorrência
• Meios usados
• Política de vendas da concorrência

Agora passamos para a parte do que a Agência / cliente pretendem/ necessitam.

07 - Objetivos

• Objetivos de marketing (da empresa, linha, marca, produto ou serviço) em termos de volume, valor, participações, ampliação de mercado e rentabilidade
• Objetivos de comunicação (quem e quantos atingir, o que comunicar, que atitudes e respostas se deseja motivar a curto e longo prazos)
• Problemas (que dificultam atingir os objetivos)
• Oportunidades (que facilitam atingir os objetivos)
• Orçamento
• Prazo

Agora vem a parte que é preenchida com o que a Agência pretende fazer.

08 - Estratégia

• Ferramentas de comunicação sugeridas
• Peças sugeridas e conteúdo básico
• Posicionamento (como a empresa, linha, produto, serviço ou marca quer ser percebida no mercado)
• Approach criativo (sugestões)
• Pontos obrigatórios a serem destacados ou evitados
• Target primário ou secundário
• Mercados (regiões e segmentos) a serem cobertos
• Meios de comunicação e veículos sugeridos
• Período de veiculação desejado
• Estilo (da empresa, linha, marca) a ser seguido

Bem, é mais ou menos isso. Coloquei aqui um modelo de briefing para referência.

Como referências para esta postagem, além do meu acervo, usei este, este, este e este site.


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Alguns trabalhos do semestre passado

Olá! Posto hoje alguns dos meus trabalhos deste primeiro semestre.
Para começar bem coloco as peças criadas para a divulgação da peça teatral A Megera Domada.

Primeiramente o layout do folheto, frente:


... e verso:


Agora o layout criado para o banner, cartaz e internet (e-mail mkt), respectivamente:




E, para finalizar este pequeno post, alguns layouts de um catálogo de esportes no qual estou trabalhando. para começar, uma meia página para medalhas:


E uma meia página para meiões:


É isso. Depois posto mais alguns layouts.