sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Criadores de Passatempo

Imagem: Divulgação

Já está no ar o site "Criadores de Passatempo", uma ação da Nestlé para a linha de biscoitos Passatempo. Nele o usuário pode criar seu próprio jogos, num estilo "jogo de tabuleiro". Após isso, qualquer criador pode entrar no site e jogar o jogo que você criou.

Criado pela Lov, o objetivo é reforçar o novo posicionamento da marca, que é "Brincar faz bem demais".

Saiba mais aqui, no site da ação.

Vi no Meio e Mensagem.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A onda Frozen - Oportunidade de MKT?

Sorvetes à base de iogurte. Um aoportunidade de marketing? Um novo mercado?
Acompanhe esta matéria aqui, no Meio e Mensagem.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Matéria do Jornal - Locação para comerciais

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, EM 24/10/2010

Anhangabaú é a locação preferida para comerciais
Região do vale paulistano, onde fica o viaduto do Chá, atrai produtores pela "universalidade" e "unidade estética'

No vídeo, local pode se passar por qualquer outra metrópole de "país de primeiro mundo", diz cineasta

VANESSA CORREA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Vestido com um terno, o executivo dirige seu carro pelas ruas de uma metrópole de primeiro mundo. Ele poderia estar em Nova York ou Paris.
Mas ele é na verdade um ator e está em um comercial, filmado na região do Anhangabaú, centro de São Paulo, locação preferida das produtoras de filmes publicitários.
Diretores de cinema também têm prestigiado a região central em suas obras.

A pedido da Folha, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras elaborou um ranking com as 16 ruas para as quais mais foram emitidas autorizações de filmagem (veja ao lado). Exceto para gravações com a câmera no ombro, é preciso obter a autorização do município.
"Quando pensamos em grandes metrópoles, o que vem à nossa mente é a arquitetura mais antiga, como a de Nova York. O centro de São Paulo passa essa ideia de primeiro mundo", diz Paula Trabulsi, cineasta e sócia-diretora da BossaNovaFilms.

A produtora elaborou recentemente um comercial para os sucos Tang, no qual crianças dançam no viaduto Santa Ifigênia, que cruza o vale do Anhangabaú.
Outra vantagem do centro para filmagens, explica Paula, é a "universalidade" da região. São Paulo não pode ser identificada, não remete a nenhuma outra cidade e a nenhuma outra região do mundo. Por isso, afirma a cineasta, também é muito procurada para filmes e comerciais estrangeiros.

O centro da capital paulista também pode ser qualquer cidade, com sua arquitetura variada, "dos anos 20, 40, 60, 70. Os estrangeiros ficam ensandecidos com as possibilidades", diz Paula.
Segundo ela, os edifícios construídos nestas duas últimas décadas remetem ao leste europeu, e poderiam até mesmo ambientar um filme cuja história se desenrola naquela parte do mundo.

Imagem: Reprodução/ Divulgação
(clique para ver em tamanho maior)

"O vale do Anhangabaú tem prédios históricos, bonitos. Queríamos um lugar aberto, urbano, com bastante circulação de pessoas, e essa foi a melhor opção", afirma Júlio Taubkin, diretor da produtora Colmeia.

Na sexta-feira, ele filmou no local um "evento documental" para colocar no site da marca de eletrônicos LG.
Não deu detalhes do projeto, que usou celulares pendurados em forma de móbile e uma grande caixa transparente cheia de abelhas.

Na questão "universalidade", Taubkin concorda com sua colega cineasta. "Essa arquitetura copiada de fora é muito universal. Uma pessoa mais nova não vai saber se é Buenos Aires ou São Paulo."

Ele aponta ainda a unidade estética do centro como vantagem. "Quando você muda o plano, não são acrescentados elementos novos. Toda a cena vai mostrar um lugar parecido." Para o diretor, tanto o centro quanto a avenida Paulista, também no topo das mais filmadas, transmitem essa clareza.
Entre os lugares que já filmou, Taubkin cita o Beco do Batman, na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo), e a avenida Faria Lima e seus prédios "monumentais".

A Lei Cidade Limpa também ajudou muito. Segundo Paula, foi uma "revolução imagética". Para ela, essa limpeza visual "normalmente só se encontra em países de primeiro mundo".

(Matéria publicada no caderno Cotidiano, C6, do dia 24/10/2010)

sábado, 23 de outubro de 2010

Estágios e Empregos em Comunicação

Imagem: Divulgação

Você conhece o site nalabuta.com? É uma ótima opção para ficar por dentro das vagas para estágio, emprego e freela, na área de Comunicação Social.

Saiba mais em aqui.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Instituto de Estudos em Varejo - IEV

Apresentado no dia de hoje (19/10), em um evento em Moema, o Instituto de Estudos em Varejo é uma importante ferramenta para os profissionais de comunicação. Eu achei deveras interessante esta idéia do Instituto. Assim, nesta postagem farei um apanhado geral, e me aprofundarei em postagens posteriores.

Apresentado por Regina Blessa (uma profissional super graduada, com muita experiência na área de merchandising, autora de um dos livros que se tornaram referência quando se fala neste assunto, Merchandising no Ponto-de-Venda, e também de Merchandising Farma - destinado ao merchandising no segmento farmacêutico-, este Instituto tem o intuito de oferecer ao profissional de varejo um local de aprendizagem e reciclagem de informações. Aberto não só para empresas, mas também para a população em geral, levando informação útil, de fácil aplicação no dia-a-dia.

Muitas vezes as empresas não fazem este tipo de treinamento pelo custo, ou por falta se tempo. Assim, o IEV surge como uma alternativa, oferecendo um curso acessível, de grande qualidade. Não se trata apenas de treinamento de vendas, de motivação, mas de merchandising, com profissionais na área.

E, associado a isso, como hoje em dia grande parte da população tem acesso à intenet (inclusive classes C e D), chega até nós também uma ferramenta que serve de laboratório de merchandising: uma Web TV. Trata-se do canal Varejo na TV, que chega como um laboratório virtual, aberto à população.

Estarão disponiveis cursos gratuitos de 2 a 20 minutos, onde o internauta tem uma noção do que é merchandising, e de como melhorar suas vendas. O portal conta também com áreas restritas, com cursos fechados, mais abrangentes. Estes cursos digitais têm como target lojistas e pessoas da indústria, que fazem os cursos no site, em módulos práticos, fáceis e atuais, numa linguagem acessível. São as técnicas de merchandising ao alcance de todos, em vídeo, na hora que você quiser. Estes vídeos são feitos através de parcerias com indústrias, entre elas a COOP (modelo de qualidade em merchandising no PDV), que (entre outras empresas) permitiu a filmagem em suas lojas, mostrando os "acertos", os problemas e dicas quando se trata de PDV.

Bem organizado, cada segmento tem seu canal no site do IEV (lojista, indústrias, agências de PDV, etc). No canal do Varejo na TV tambem ha esta separação, sendo elas por tipos de loja (supermercado, pet-shop, padarias, farmácias, etc). Uma parte interessante é a loja virtual presente no site, contando também com material digital (e-book), além de livros "físicos", relacionados ao assunto.

Realizando também cursos presenciais, outra vantagem do IEV e do canal Varejo na TV é que, ao mesmo tempo que o conhecimento estará acessível a todos, o internauta poderá também interagir, enviando dúvidas e comentários.

Esta é uma nova ferramenta que chegou para mostrar que as técnicas merchandising não estão acessíveis apenas às maiores empresas, ou a altos custos. Atraves do IEV e do Varejo na TV, qualquer um terá acesso a estas técnicas, e poderá melhorar a qualidade de sua empresa e suas vendas.

Interessou? Quer saber mais? Quer apoiar este projeto? Envie um e-mail para contato@ievarejo.com.br. Esta idéia vale a pena!

Saiba mais nos sites oficiais:
IEV
Varejo na TV
Regina Blessa

Fique ligado em meus próximos posts, onde falarei mais sobre estas novas ferramentas.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Programa de Estágio ESPN - 2011/2012

Este texto foi retirado integralmente da página de anúncio da vaga.

imagem: Divulgação


Programa de Estágio ESPN - 2011/2012


A ESPN, subsidiária da The Walt Disney Company, é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. São canais de TV por assinatura, rádio, internet e outras plataformas que, diariamente, levam melhor conteúdo esportivo aos fãs de esporte.
O Programa:

No programa, você vai participar de iniciativas de treinamento e desenvolvimento voltadas para o seu crescimento profissional, com a orientação dos principais gestores da empresa e suporte total da equipe de Recursos Humanos.

O programa, com duração de até 24 meses, é composto por estas iniciativas:

• Integração dos estagiários com as diversas áreas da empresa;

• Workshops: Treinamentos comportamentais que possibilitam a formação do grupo e tratam as necessidades de amadurecimento profissional detectadas ao longo do processo seletivo e integração;

• Plano de estágio: As atividades e responsabilidades são criadas através de um Plano de Estágio que apresenta as principais atribuições de cada estagiário e que também possibilita a elaboração de um projeto específico a ser designado pelos gestores.

• Acompanhamento: Periodicamente, o grupo é convidado para bate-papos com RH e seus respectivos gestores para discutir sobre o desenvolvimento do programa e seu crescimento profissional conosco;

• Avaliação do estágio: A cada semestre o estagiário passa por uma avaliação de desempenho, que tem como objetivo observar os pontos fortes e a desenvolver do estagiário, possibilitando um ambiente de feedback com seu gestor.


Pré-requisitos:

• Cursos: Administração de Empresas, Administração com ênfase em Marketing, Ciências da Computação, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Engenharia (Computação, Elétrica ou Produção), Gestão de Informação, Jornalismo, Letras, Marketing, Moda, Propaganda e Marketing, Rádio e TV, Secretariado e Sistemas da Informação.
• Período de Conclusão do Curso: Dezembro de 2012 a Julho de 2013;
• Bons conhecimentos do idioma inglês;
• Bons conhecimentos do Pacote Office;
• Disponibilidade de estágio: 30 horas semanais.


Etapas do processo seletivo:

• Inscrições on-line;
• Teste On-line - Inglês (1ª quinzena de novembro);
• Laboratório de Competências – Presencial (última semana de novembro e 1º quinzena de dezembro);
• Painel Situacional ( segunda semana de Dezembro);
• Entrevista individual com diretores - Presencial (2ª quinzena de dezembro);
• Início previsto para janeiro de 2011.

Local da Vaga:

• São Paulo (Capital).


INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 15 DE NOVEMBRO DE 2010

Observações:

Atenção, as informações abaixo são de extrema importância:


• Recomendamos que essa página seja impressa, pois nela constam informações referentes a empresa, ao programa e processo seletivo. Esta página não estará ativa após o término do período de inscrição;

• Toda a comunicação entre a ESPN e você será feita via e-mail, portanto verifique sua caixa de mensagem freqüentemente;

• Lembre-se: caso você possua e-mail que envia as mensagens de remetentes desconhecidos para o lixo eletrônico (Anti-Spam), cadastre o domínio da Cia de Talentos (ciadetalentos.com.br);

• Caso as mensagens enviadas para seu e-mail não forem recebidas por motivo como caixa cheia, endereço digitado incorretamente, caixa de mensagens desativada ou ainda qualquer problema com seu provedor, a ESPN não se responsabilizará, pois a Cia. de Talentos disponibiliza outra forma para acompanhamento do Processo. Todas as mensagens enviadas para seu e-mail estarão na sua página exclusiva de serviços, para verificar acesse o site:http://www.ciadetalentos.com.br/, clique em "Oportunidades – Estágio" e abaixo do logotipo da ESPN, em "Acompanhe seu Processo", digite sua identificação e senha. Na sua "Página Exclusiva de Serviços" você poderá verificar todas as mensagens enviadas durante o processo seletivo;

• Os candidatos que não realizarem alguma etapa do processo seletivo no prazo determinado serão automaticamente desconsiderados;

• Em caso de dúvidas, entre em contato com a Cia de Talentos pelo e-mail: talentos25@ciadetalentos.com.br ou telefone: (11) 5112-3294, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h;

• No momento da inscrição, após o preenchimento de todas as fichas, você precisa clicar no botão CONFIRMA. Sua candidatura só estará completamente efetuada a partir do momento que você receber via e-mail a mensagem da Cia de Talentos que cita o êxito da sua inscrição na vaga Programa de Estágio 2011/2012 ESPN.

domingo, 17 de outubro de 2010

Muito além do catálogo

Imagem: Divulgação
Está se tornando uma tendência lojas produzirem publicações como uma forma avançada de catálogo de produtos, contendo também reportagens e matérias.

De periodicidade menor do que o catálogo "comum" (entra em circulação menos vezes por ano), este tipo de publicação tem um objetivo maior do que apenas divulgar o produto.

Geralmente o tempo de vida de um catálogo normal é curto. Ao incluir nele matérias (relacionadas ao tipo de loja, e assim, ao consumidor/ target) este tempo de vida aumenta significativamente, pois o consumidor gasta mais tempo lendo esta "revista", o que - além de fortalecer a divulgação dos produtos- aumenta a fixação da marca/ nome da loja/ empresa (pois ele passa mais tempo vendo o nome e tendo contato com o material desta empresa que produziu esta publicação).
Imagem: Divulgação
Em certas publicações deste tipo há ainda a possibilidade do leitor/ consumidor interagir, enviando cartas ou e-mails, comentando ou contando suas dúvidas. Isto aumenta ainda mais os laços e a relação do consumidor com a marca. Também é possível utilizar este tipo de material para destacar promoções, sempre levando em conta a periodicidade e os mecanismos da promoção que você escolher (veja se eles se adequam a este tipo de material gráfico).

Você pode clicar sobre as imagens para exibí-las em tamanho real.


17 de outubro - dia do profissional da Propaganda!

17 de outubro - dia do profissional da Propaganda!
PARABÉNS!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

I Concurso Curtas de Bolso Tela Brasil

Imagem: Divulgação

Para participar é muito simples: Basta criar um vídeo com duração entre 30 segundos e 5 minutos, usando seu telefone celular, sua câmera fotográfica digital, sua webcam ou outro equipamento de filmagem, de acordo com o regulamento, com o tema METALINGUAGEM.

Os melhores vídeos serão exibidos no
Portal Tela Brasil e seus autores ganharão MacBooks e telefones celulares.

As inscrições vão até 5 de novembro de 2010.

Saiba mais aqui

domingo, 10 de outubro de 2010

Festival SWU - Para quem não pôde ir







Imagem: Divulgação

A algum tempo eu falei sobre o festival SWU, que está ocorrendo nestes dias (pode rever a matéria aqui).
Mas, se você não pôde ir até o evento, poderá ver os principais shows aqui, no site da Oi Novo Som. É só escolher o palco e curtir!

Para saber mais dos horários de cada show, veja aqui (lembrando que o show de hoje, do Dave Matthews terá transmissão apenas de seus primeiros 45 minutos - como combinado com a banda).

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Qwiki - O futuro da informação

Para quem assisitu à animação Wall-E, deve se lembrar da cena em que o capitão da nave pede ao computador informações, usando “defina Terra”, recebendo em resposta uma série de vídeos com referências que respondem a pergunta feita. Pois bem. É isso que o Qwiki promete.

Você pede por uma informação (tal como em uma pesquisaa em sites de busca como o Google ou Yahoo!) e recebe uma resposta construída em tempo real - feita por máquinas, não por pessoas, como dito pelo CEO da empresa, Doug Imbruce - e recebe como resposta à sua solicitação um vídeo interativo, com referências objetivas e informações sobre o que foi perguntado. Esta resposta é criada na hora.

O site oficial para este tipo de busca/ consulta ainda não está no ar, estando apenas aberto para cadastro dos interessados na versão alpha.

Você pode conferir o site oficial
aqui, e o vídeo sobre este mecanismo abaixo.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projeto 720h - 720 horas de moleza pra você estagiar tranquilo

Imagem: Divulgação
Voltado a estudantes de comunicação de todo o Brasil, o projeto 720h dará um estágio de no mínimo 30 dias (720 horas) para os estudantes vencedores dos desafios em uma das agências madrinhas do projeto.

As inscrições custam R$ 40,00, e podem ser feitas
aqui no site oficial, até o dia 15 de outubro.