terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Sobre ferramentas e espetáculos

Nesta postagem falarei sobre uma ferramenta pouco valorizada, porém de extrema importância, não só cultural mas - como este e um blog sobre Comunicação Social- importante para a Publicidade e Propaganda.

Por ser uma análise um pouco extensa, tal como nas etapas de um texto a dividirei em três partes/ postagens:
01- Introdução e
Apresentação do Tema
02- Defesa do Tema- uma descrição mais elaborada e a explicação dele e
03- Conclusão
, onde apresentarei algumas dicas e técnicas.

Mas, antes disso, uma questão:

" O teatro é:"
(1) Forma de entretenimento e diversão para o povo.
(2) Ferramenta de crítica e exposição da situação da sociedade como um todo.

(3) Ferramenta que pode ser usada na Comunicação Social

(4) Sei lá. Nunca vi uma peça mas odeio teatro.


Para você, qual(is) alternativa(s) está(ão) correta(s)?

Resposta: A alternativa (1) está correta. Temos no teatro vários estilos de textos, peças e adaptações que conseguem divertir e entreter o público. Mas será que a função do teatro é apenas entreter?

A alternativa (2) também está correta. O teatro, as peças teatrais, não são escritas ao acaso. Muitas delas tem críticas políticas e sociais embutidas em seus roteiros, e todas elas - de alguma forma- passam uma mensagem, desde "O Pequeno Príncipe" até "O Fantasma da Ópera". Aliás, eu vejo a ópera e o teatro como manifestações artísticas irmãs, sendo que em uma, o texto é declamado/ falado e, em outra, cantado.
Numa outra oportunidade falarei sobre as críticas embutidas em "O Pequeno Príncipe". Nem só de ficção vive o teatro.

E, para finalizar, a alternativa (3) também está correta. O teatro pode e deve ser usado como uma ferramenta para a Comunicação Social.

O teatro existe desde as primeiras sociedades primitivas, onde utilizavam-se danças imitativas como propiciadores de poderes sobrenaturais que agiam sobre o plantio, a colheita, guerras, etc, ou seja, de caráter ritualístico.Caráter este que foi sendo deixado de lado conforme a inteligência e a percepção da humanidade evoluía, dando ao teatro um papel educacional.

Mais tarde o teatro passou a ser o lugar de representação de histórias envolvendo a relação entre os deuses e a humanidade. Estamos falando da Grécia.

Festivais em honra a Dionísio tinham em sua programação a representação de tragédias e comédias.

Imagem: Divulgação
Com o advento do Cristianismo, passou a ser considerado pagão, e as representações teatrais foram totalmente extintas, retornando mais tarde, durante a idade média, através da própria igreja, retratando a ressurreição de Cristo.

A partir do século XV trupes teatrais agregavam-se aos domínios de senhores nobres e reis, constituindo o chamado teatro elisabetano. Os atores - apenas atores homens participavam do teatro - eram empregados pela nobreza e por membros da realeza. Shakespeare era empregado pelo Lorde Chamberlain, e mais tarde foi empregados pelo próprio rei. Mas foi só à partir do século XVII que mulheres passaram a ser admitidas nas atuações teatrais na Inglaterra e França. Na Inglaterra, os papéis femininos eram antes representados por jovens atores aprendizes.

No Brasil o teatro tem sua origem com as representações religiosas para a catequização dos índios. As peças eram escritas com intenções didáticas, procurando traduzir a crença cristã para a cultura indígena, destacando-se a "Companhia de Jesus", que se encarregou da expansão da crença pelos países colonizados.

A patir do século XIX houve a implantação e evolução de vários recursos, como o elevador hidráulico iluminação, com a utilização da luz a gás. Savoy Theatre de Londres foi o primeiro a utilizar iluminação elétrica.
Os cenários e o figurino reproduziam situações históricas com o maior realismo possível. Havia muita dedicação neste meio. Em meio a estas inovações no teatro surge a figura do diretor, que trata de todos os estágios artísticos de uma produção.
Com o passar do tempo, os temas e a qualidade das peças foi mudando, se modernizando, e houve o aparecimento de muitos outros estilos até a consolidação do teatro que temos hoje. Esta evolução será retratada na próxima postagem deste tema.

Então, já foi contado aqui um pouco da história do teatro, seus estilos e influências. Mas, como ele funciona como ferramenta de crítica social e ferramenta para a comunicação social?

O teatro torna-se uma ferramenta de crítica pois ele é um meio de transmissão de idéias, opiniões e fatos. O teatro é formador de opinião desde o início de sua história, seja para catequizar os índios, seja no teatro moderno. Mas isso entrará na próxima postagem sobre este tema, onde terminarei de contar a história do teatro e definirei por quê ele é uma ferramenta formadora de crítica social, formadora de opinião e uma ferramenta muito importante na Comunicação Social.

Aguardem.


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