sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Áreas de Atuação

A grande maioria das pessoas que entra em um curso de Publicidade pretende estar na área de criação em uma agência. Mas será que esta é a única área em que um comunicólogo pode atuar? Nem tanto.
Existem diferentes áreas/ departamentos em uma empresa ou agência e, por que não, no mercado, onde um estudante de comunicação pode atuar. Vou falar (de leve) de algumas delas.
As principais são:

• Atendimento
• Planejamento
• Criação
• Arte
• Redator
• Produção
• Mídia
• Marketing
• Socialmedia (Redes Sociais)

Mas, o quê faz exatamente cada área?

Atendimento
Muito importante em agências de propaganda, é responsável pela comunicação cliente - agência. É através deste profissional/ área que o cliente entra em contato com a agência, e passa o que ele precisa dela. Uma área ideal para os que gostam de vender, convencer e persuadir.

Semelhante a esta área temos o profissional de Mídia. Assim como o Atendimento é o contato cliente - agência (e agência - cliente, o profissional de mídia é o contato da agência com os fornecedores e meios de comunicação. É ele quem negocia e aplica estratégias junto a estes fornecedores e meios.

Planejamento e Marketing
Este é o profissional (ou equipe) que cria estratégias em campanhas, presta consultoria para empresas e organiza toda a parte de marketing de uma ação. Ele precisa ter um bom conhecimento de mercado, e das ferramentas disponíveis para analisar e criar uma estratégia. O profissional de Marketing atua também ao fim de uma ação/ campanha, avaliando os resultados.

Criação
Não basta desenhar bem, saber mexer com todos os softwares gráficos se não existem boas idéias. É deste profissional/ equipe que vem as idéias para a campanha, feitas a partir do Briefing criado.

Arte
Com base nas idéias passadas pela criação, é chegada a hora de produzí-las, de colocá-las no papel (ou computador, no caso).

Redator
Este profissional/ equipe é responsável pelos textos e e pela revisão deles em uma campanha/ ação. Qual tipo de linguagem se adequa melhor a este target? Será que esta chamada está "impactando" o suficiente? É esta a responsabilidade do Redator.

Produção
Hora de botar a mão na massa! Jingles, spots, comerciais de TV, maquiagem, figurino... se você gosta deste tipo de ação, esta é a sua área.

Socialmedia
Coloque a marca de seu cliente online em uma campanha, no mundo das redes sociais. Administração de links patrocinados no Google, facebook e outras formas. Se você entende de redes sociais e ferramentas de comunicação digital, esta é sua área.

É isso.

Vi mais sobre este assunto aqui

Nenhum comentário: