Para se vender um produto, seja ele novo (lançamento) ou tradicional, é preciso que ele seja visto. E, dependendo do tipo de produto, público e metas, podem ser escolhidos diferentes meios e formas de comunicação.
Quando falamos de automóveis temos a possibilidade de não apenas fazer um anúncio num meio impresso ou em TV, mas podemos também aproveitar eventos especiais deste segmento (automotivo), onde podemos colocar em evidência, podemos mostrar o nosso produto ou o produto de nosso cliente em um local que reúne pessoas que vieram apenas para ver estes veículos. Eentos assim ocorrem em vários lugares do mundo mas, recentemente, tivemos um em São Paulo: o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que neste ano de 2010 completa 50 anos de Brasil.Imagem: Divulgação/ Reprodução
Idealizado em 1959, foi montado pela primeira vez em 1960, durando 16 dias –de 26/11 a 11/12-, organizado pela Alcântara Machado Feiras e Negócios. O 26º Salão Internacional do Automóvel foi realizado no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, onde ocorre desde 1970. O local é considerado o maior e mais tradicional espaço para feiras e eventos da América Latina.
Para a edição deste ano a expectativa era de 750 mil visitantes viessem conferir os 50 modelos diferentes de automóveis das 42 marcas de montadoras nacionais e de importados.
Como visto no site do Estadão, a SPTuris fez um levantamento em 2008 para mapear o público do Salão do Automóvel. De acordo com a pesquisa, no evento prevalece o público masculino (73%), com a presença de uma faixa etária distribuída entre 30 e 49 anos. Além disso, atrai uma média de 40% de turistas, sendo 16% de estrangeiros, na maioria da Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e México. Em torno de 50% dos visitantes do Salão possuem renda entre 6 e 15 salários mínimos e mais da metade do público tem ensino superior completo. O levantamento aplicou cerca de 1,3 mil questionários em 2008.
Assim, as montadoras planejam todos os detalhes quando vão participar de um evento como este, desde quais carros serão exibidos, sua posição no espaço destinado no evento, o acesso dos visitantes aos veículos expostos, material de divulgação (folhetos, sacolas), estandes e modelos. Esta é uma oportunidade enorme para as montadoras de mostrar seus novos modelos e fechar negócios, além do fato de que o estande e tudo o que for feito/ mostrado nele é uma extensão da montadora, de sua imagem. Assim, há uma responsabilidade muito grande.
Andando pelo salão deste ano procurei notar e pesquisar estes detalhes, que vão desde o estande, que é o primeiro contato do visitante do Salão com a montadora, até o tipo de modelo e a vestimenta dela. E são estes detalhes que eu irei comentar nesta nova sequência de postagens.
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