Nessa entrevista, Sayad explica sobre o processo de reestruturação da equipe e da infraestrutura da emissora pública e também defende a abertura dos espaços para a veiculação de produções independentes.
MEIO & MENSAGEM ›› Missão da TV Cultura
JOÃO SAYAD ›› Acho a missão da TV Cultura semelhante à da BBC, de Londres, que é trazer programas de qualidade para um público cada vez maior. Não temos nenhuma pretensão de ensinar as pessoas a ter bom gosto, mas sim de apresentar programas diferentes, dentro da nossa realidade de instituição pública, com restrição de custos e muitas limitações, sobretudo na captação de recursos publicitários.
MEIO & MENSAGEM ›› Ações do primeiro ano
JOÃO SAYAD ›› Durante esse tempo nós já mexemos na grade duas vezes. No ano passado fizemos duas modificações na grade. Em setembro de 2010 nós lançamos 15 atrações, entre as quais a Mostra Internacional de Cinema, por exemplo. Na segunda rodada, que foi o lançamento da grade agora em abril de 2011, trouxemos 30 novas atrações, com uma nova vinheta (criada pela AlmapBBDO), nova trilha sonora, feita pelo João Marcelo Bôscoli e diversos programas novos, dos mais variados – tanto para a área infantil, como também no jornalismo, artes, documentários, etc.
MEIO & MENSAGEM ›› Audiência
JOÃO SAYAD ›› Nossa busca pela audiência não é igual à das TVs comerciais, que precisam do Ibope para obter retorno. Nós temos uma equipe que é completamente apaixonada pela TV Cultura e que faz coisas com muito empenho e qualidade, para serem vistas. Se não quiséssemos ser vistos, nós seriamos um museu de imagem e de som, fazendo programas importantes que ficam no arquivo.
MEIO & MENSAGEM ›› Destaques da grade
JOÃO SAYAD ›› Um pilar de grande importância para nós é o jornalismo e, nesse quesito, o Roda Viva é a jóia da nossa coroa. Fora isso, no início do ano também compramos vários comentários de excelente qualidade, como o Deu a Louca na História, Sangue Latino, entre outros. Também temos o Festival Infantil de Longas, o Cultura Retrô, que é apresentado pela Marina Person, alem das atrações infantis, que ainda são nosso carro-chefe.
MEIO & MENSAGEM ›› Programação Infantil
JOÃO SAYAD ›› Temos onze horas diárias da nossa programação direcionadas às crianças. Em abril lançamos o Quintal da Cultura. Temos onze horas diárias da nossa programação direcionadas às crianças. Em abril lançamos o Quintal da Cultura. Para o futuro, estamos com um projeto de produzir novos episódios do Vila Sésamo, com um modelos de negócio que teria o apoio do Ministério da Educação (MEC), da TV Brasil e da TV Escola. Começamos a conversar agora sobre isso.
Vi no Meio e Mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário