quarta-feira, 15 de junho de 2011

Artigo Externo - TV Cultura não quer ser museu

Imagem: Reprodução/ Divulgação
Presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad fala sobre a reformulação da emissora



Há um ano à frente da presidência da Fundação Padre Anchieta, quando entrou para substituir Paulo Markun, o economista João Sayad acredita que apenas deu início à longa missão de colocar “a casa em ordem”. Com a tarefa de coordenar as verbas provenientes do governo e distribui-las para as emissoras de TV e rádio da casa, ele batalha para equacionar duas vertentes importantes: manter a linha educativa e erudita que marcou o estilo e a história da TV Cultura, a principal face da Fundação, ao mesmo tempo em que tenta tornar o canal mais atrativo e mais chamativo para a audiência comum.


Nessa entrevista, Sayad explica sobre o processo de reestruturação da equipe e da infraestrutura da emissora pública e também defende a abertura dos espaços para a veiculação de produções independentes.

MEIO & MENSAGEM ›› Missão da TV Cultura

JOÃO SAYAD ›› Acho a missão da TV Cultura semelhante à da BBC, de Londres, que é trazer programas de qualidade para um público cada vez maior. Não temos nenhuma pretensão de ensinar as pessoas a ter bom gosto, mas sim de apresentar programas diferentes, dentro da nossa realidade de instituição pública, com restrição de custos e muitas limitações, sobretudo na captação de recursos publicitários.

MEIO & MENSAGEM ›› Ações do primeiro ano

JOÃO SAYAD ›› Durante esse tempo nós já mexemos na grade duas vezes. No ano passado fizemos duas modificações na grade. Em setembro de 2010 nós lançamos 15 atrações, entre as quais a Mostra Internacional de Cinema, por exemplo. Na segunda rodada, que foi o lançamento da grade agora em abril de 2011, trouxemos 30 novas atrações, com uma nova vinheta (criada pela AlmapBBDO), nova trilha sonora, feita pelo João Marcelo Bôscoli e diversos programas novos, dos mais variados – tanto para a área infantil, como também no jornalismo, artes, documentários, etc.

MEIO & MENSAGEM ›› Audiência

JOÃO SAYAD ›› Nossa busca pela audiência não é igual à das TVs comerciais, que precisam do Ibope para obter retorno. Nós temos uma equipe que é completamente apaixonada pela TV Cultura e que faz coisas com muito empenho e qualidade, para serem vistas. Se não quiséssemos ser vistos, nós seriamos um museu de imagem e de som, fazendo programas importantes que ficam no arquivo.

MEIO & MENSAGEM ›› Destaques da grade

JOÃO SAYAD ›› Um pilar de grande importância para nós é o jornalismo e, nesse quesito, o Roda Viva é a jóia da nossa coroa. Fora isso, no início do ano também compramos vários comentários de excelente qualidade, como o Deu a Louca na História, Sangue Latino, entre outros. Também temos o Festival Infantil de Longas, o Cultura Retrô, que é apresentado pela Marina Person, alem das atrações infantis, que ainda são nosso carro-chefe.

MEIO & MENSAGEM ›› Programação Infantil

JOÃO SAYAD ›› Temos onze horas diárias da nossa programação direcionadas às crianças. Em abril lançamos o Quintal da Cultura. Temos onze horas diárias da nossa programação direcionadas às crianças. Em abril lançamos o Quintal da Cultura. Para o futuro, estamos com um projeto de produzir novos episódios do Vila Sésamo, com um modelos de negócio que teria o apoio do Ministério da Educação (MEC), da TV Brasil e da TV Escola. Começamos a conversar agora sobre isso.

Esta entrevista continua aqui


Vi no Meio e Mensagem.

Nenhum comentário: