segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Artigo Externo - IAB lista boas práticas digitais

Entidade busca amadurecimento na relação entre anunciantes e agências interativas
ALEXANDRE ZAGHI LEMOS| » 31 de Outubro de 2011

Acaba de ser concluído pelo Comitê de Agências do Interactive Advertising Bureal (IAB Brasil) um guia de boas práticas para melhorar o relacionamento entre as empresas anunciantes e suas agências de comunicação digital. Para chegar ao texto final, publicado pela edição do Meio & Mensagem desta semana (leia mais abaixo), o IAB Brasil realizou neste ano uma série de discussões entre seus membros, representantes de 56 agências de todo o País.

As recomendações incluem desde temas como a definição do budget e a delimitação do público-alvo das ações digitais, até o respeito a prazos e a integração com as demais iniciativas de comunicação. “Os processos de trabalho nas agências são bem complicados e muitos clientes não compreendem direito. Alguns chegam para as reuniões com as agências sem um briefing claro”, conta Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil.

A partir desta semana, a entidade começa a divulgar as boas práticas no seu site e em sua fan page no Facebook. Além disso, resolveu criar somente nove recomendações para deixar o espaço da décima aberto a novas sugestões, que podem ser feitas via e-mail (comunicacao@iabbrasil.org.br). “Trata-se de uma versão 1.0 do guia de boas práticas, que ainda queremos aprofundar, incluindo sugestões que poderão vir de outras entidades, como a ABA e o Grupo de Mídia, por exemplo”, frisa Meneghini.
“Criamos vários documentos neste ano por acreditar que falta normatização no mercado brasileiro”, comenta ele. Segundo Meneghini, o próximo passo será o de formatar outro documento com três opções de modelos de trabalho para agências digitais, com o objetivo de que os clientes entendam melhor os processos internos de suas fornecedoras e também para nortear uma melhor estruturação em agências menores. “Há muitas produtoras que se tornam agências e precisam de referências”, ressalta.

Imagem: Divulgação

Na sexta-feira, 28, o IAB Brasil realizou a eleição para a diretoria que irá comandar a entidade em 2012. Em chapa única, Fábio Coelho, presidente do Google, foi reeleito para um segundo mandato. Marcos Swaroswsky, da Microsoft Advertising, também permanece como vice-presidente de veículos. Na vice-presidência de agências Paulo Loeb, da Fbiz, irá substituir Marcelo Prais, da DM9DDB. A vice-presidência de fornecedores passará de Fabia Juliasz, do Ibope Nielsen Online, para Roberto Eckersdorff, da Aunica. A posse será em dezembro.


O que a entidade recomenda

Leia abaixo o texto do guia de Boas Práticas lançado pelo IAB Brasil para melhorar o relacionamento entre anunciantes e agências de comunicação digital

1-Deixar claro qual é a verba disponível.
Lembre-se: caso sua empresa invista menos de 10% do budget de comunicação em mídia online, está abaixo da média nacional. Além deste investimento, não se esqueça dos custos associados à produção de sites e manutenções mensais, presença em redes sociais, produção de peças de mídia e vídeos, por exemplo. Uma boa prática: ao iniciar um projeto é importante informar à agência a ordem de grandeza. Esse valor, mesmo que aproximado, é o campo por onde a agência irá trabalhar de acordo com a verba disponível. Não dá para (esta matéria continua aqui)

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