domingo, 6 de junho de 2010

Organização Temática- Personalizar o PDV

O processo de venda que envolve um produto e sua cominicação inclue também o local onde ele é comercializado: o Ponto de Venda (PDV). Este é um processo que muitas vezes pode começar em uma campanha (seja atraves de uma veiculação em mídia impressa, inserção em TV ou outra) ou não, sendo o primeiro contato entre o consumidor e o produto no próprio PDV.

Assim, para complementar o impacto desta primeira comunicação com o consumidor, ou ainda impactar o consumidor que não teve um contato prévio com a campanha, podemos optar pela utilização de uma ação de PDV. Este tipo de ação envolve desde a personalização do ambiente relacionando-o com uma data ou comemoração (festa junina, copa do mundo) até a colocação direta da marca de nosso cliente (para ações de caráter promocional). Este tipo de ação vai dos modelos mais simples (wobblers, adesivos de chão) até mais elaborados (colocação de tapetes especiais, telões, equipamento sonoro, etc), que varia de acordo com o local, tipo de produto/ serviço , tipo de ação/ imagem a ser passada (se é lançamento, divulgação de produto, ação com premia~/ao e/ou sorteio de brindes, etc) e orçamento de comunicacao.

O exemplo de hoje é uma ação vista na loja C & A, do Santana Parque Shopping, relacionando alguns produtos da área de esportes com a Copa do Mundo. Veja as fotos abaixo:

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Trata-se de um adesivo colocado abaixo das "araras" onde se encontram as camisas do segmento esportivo (futebol), com a imagem de um gramado, dando a idéia de campo de futebol, de Copa do Mundo.
Um adesivo de chão, neste caso, consegue (ainda que de forma simples) criar um ambiente personalizado dentro da loja para diferenciar/destacar este tipo de produto dos muitos outros presentes no estabelecimento. Assim, uma ação deste tipo no PDV é sempre bem-vinda, desde que realizada de maneira correta.

Lembrem-se: quando usarem adesivos de chão, NUNCA coloquem a marca de seu cliente neles. Isto passa a impressão de que o consumidor pisa sobre seu cliente, rebaixa a imagem de seu cliente.

Numa próxima postagem comentarei um pouco mais de ações no PDV.

Imagem: Divulgação

Nenhum comentário: