terça-feira, 8 de junho de 2010

Tratamento de Imagens para o mercado publicitário

Em um curso de comunicação, como a Publicidade, muitos alunos começam a se interessar por todos os ramos desta carreira (tratamento de imagens, criação, redação, audiovisual, etc) até que uma hora se especializam no que são melhores (arte-final, fotografia, etc). Este é um caminho comum. Nem todos os profissionais de comunicação trabalham com softwares de tratamento de imagens (Photoshop, Photo-Paint), e nem todos profissionais de tratamento de imagens entendem de fotografia ou publicidade.

Assim, este é um segmento que se completa, valendo a experiência, sensibilidade e o senso crítico dos profissionais envolvidos.O vídeo abaixo é um exemplo, mostrando a edição de uma fotografia para uso publicitário. Nele o profissional trata a imagem de maneira a melhorar a sua apresentação, e faz ajustes visando remover imperfeições, adequando assim a imagem à proposta passada pelo cliente/ profissional de criação/ briefing.

Apesar do vídeo mostrar esse processo de forma acelerada, foi necessária uma hora e meia de trabalho. Veja:


Model Transformation: Photoshop Time-lapse from Kert Gartner on Vimeo.

Para quem nunca teve a chance de acompanhar uma edição de fotografia, esta é uma ótima oportunidade de visualizar todo o processo. Note como o profissional atenta para diversos detalhes como a remoção de fios de cabelo que destoam do conjunto no rosto da modelo, ajustes nas cores da roupa e sombras. Para tal é preciso desenvolver um apurado senso crítico e sensibilidade, e não só noções de como operar este tipo de software de tratamento de imagem. Assim, uma característica complementa a outra, tornando-o um mlhor profissional e capacitando- o a produzir melhores trabalhos.

Vi no
Allan Brito

Nenhum comentário: