sábado, 24 de julho de 2010

Divulgação e promoção no Ponto-de-Venda - Parte 1 - O Início de Tudo -

Quando falamos em comunicação, publicidade e semelhantes, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Eu me lembro de alguns comerciais de TV.
Entretanto, será que o processo de venda, de "convencimento", de "suscitar o interesse de seu consumidor por um certo produto ou serviço" se resume a apenas fazer um comercial (filme publicitário) bonitinho, um anúncio em revista bem montado, ou então um spot de rádio com uma música bacana de fundo? Eu acho que não.

Assim como num combate, é preciso conhecer a si mesmo, e conhecer seu oponente. Trazendo para o mundo da comunicação, é preciso conhecer bem o produto/ serviço que pretendemos vender. Conhecer bem o público-alvo dele (target) e os concorrentes. Muitas pessoas tem a imagem de que uma peça de divulgação, qualquer que seja ela (cartão de visitas, folheto, folder, etc) tem apenas de conter as informações principais do que estamos tentando comunicar que está tudo certo. Mas a comunicação só será realmente eficaz se for direcionada, pensada. Você terá mais chances de conseguir um resultado relevante levando em conta estas particularidades, conhecendo seu produto, o mercado e seu público.
Desta forma, o processo de venda começa - na maioria das vezes - antes de qualquer idéia de criação de peças publicitárias.

O termo comunicação refere-se ao processo de compartilhar/ dividir uma mesma opinião ou consciência. Estabelecer uma relação com alguém ou entre alguém. Uma troca de pensamentos ou idéias, transmitir uma mensagem. Entretanto, esta mensagem só tem efeito naqueles que podem interpretá-la, naqueles capazes de entendê-la. Aí entra a importância de conhecer o target do produto de seu cliente. Temos em nosso país (Brasil) vários comerciais "importados", que foram redublados para poderem ser veiculados por aqui. Mas não é todo comercial que passa por este processo, pois são levados em conta aspectos culturais (temos uma cultura diferente da de outros países. Assim, um tipo de comercial/ mensagem que funciona lá fora pode não funcionar aqui, pode não atingir o público-alvo). O conhecimento deste público-alvo não influi apenas em como passaremos a mensagem, mas também por onde. Seu público assiste mais TV e acessa internet? Ou ouve mais rádio e prefere ler jornal?
Não é eficaz tentarmos vender um produto a um público pelos canais errados.

Quando começamos o curso de Publicidade temos a idéia de que "é só anunciar na TV que todo mundo vai ver". "A TV é um meio de comunicação em massa". Este conceito de massa, antigamente, era entendido de forma errada. A população era vista como uma massa, que apenas absorve a informação que lhe é passada. Entretanto, passou-se a entender que esta massa possue opinião, costumes e comportamentos diferentes entre si. É segmentada. Assim, precisamos distinguir em quem queremos atingir, conhecendo- o e usando os meios certos.

Um livro interessante é o "História das Teorias da Comunicação", de Armand e Michele Mattelart:
Imagem:Divulgação
Outra referência que posso passar, para quem quiser ir mais a fundo, é pesquisar sobre a Escola de Frankfurt.

Assim, o primeiro passo é levantar a identidade de nosso produto. Quem ele é? Com quem ele concorre? Quem o compra? Nem sempre este processo é demorado ou complicado. Eu me lembro de que, quando eu trabalhava em uma gráfica, haviam muitos clientes autônomos que estavam acostumados a terem um cartão simples, apenas diagramado e pronto. Mas a propaganda que meu patrão fazia era de que havia um publicitário como arte-finalista. Assim eu usava meus conhecimentos para produzir estes materiais, tirando a função de apenas informativo dos serviços que o cliente prestava, passando-os para o nível de identidade. Se um prestador de serviços tem um cartão ou folheto bem montado, bonito de se ver e claro para passar informações ele tem mais chances de ser contratado do que aquele que tem um cartão feio. Este material passa uma imagem melhor do cliente. Mas não erá só pegar uma foto legal, uma fonte bacana e diagramar tudo isso. rapidamente eu levava todos os fatores falados mais acima em conta. e os clientes aprovavam.

Mas como descobrir o que meu cliente quer, faz ou usa? Isso fia para uma próxima postagem, onde falarei dos métodos de descobrir estas informações.

Até lá!

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