terça-feira, 27 de julho de 2010

Divulgação e promoção no Ponto-de-Venda - Parte 2 - Um Pouco de Teoria

A frase-chave desta vez é "aproximação com o cliente". É ele quem consome o produto que divulgamos. Como eu disse no post anterior, é preciso conhecer o consumidor o produto, sabermos o que ele gosta, quer, procura e faz para podermos fazer esta "interação" com ele, podermos mostrar nosso produto a ele. Mas como chamar a atenção dele no ponto-de-venda (PDV)?

Todos os materiais no PDV tem a função de Relembrar, Persuadir, Posicionar, Expor o produto (promoção ou serviço) e Vender. Este material presente no PDV influencia o consumidor quanto a decisão de compra (positiva ou negativamente, dependendo da escolha do material e de sua apresentação). Estes materiais chamam a atenção do consumidor dentro da loja, servindo para complementar uma campanha prévia em outros meios ou também agindo sem este "suporte prévio".

Índices de memorização dos materiais promocionais no PDV:

Cartazes de ofertas de preço ou promoções .......50%
Materiais em geral ............................................44%
Cartazes ..........................................................33%
Brindes (Compre isso e ganhe aquilo) ................. 9%
Cupons ............................................................ 1%
Concursos e sorteios ........................................ 9%
Costumam ler encartes/tablóides .......................86%
Planejam a compra com encartes ......................45%
Aproveitam as ofertas dos encartes ....................91%

Fonte: http://www.metallightindustria.com.br/acontece/artigos-materias/artigo/02-12-2009-material-de-pdv

Para uma peça de PDV ser eficaz e harmônica na loja, é preciso levar em conta algumas coisas:

CRIATIVIDADE
O material de PDV deve ser antes de tudo,criativo e bem dimensionado para o local onde será aplicado.

ORIGINALIDADE
Um texto curto e objetivo combinado com o impacto visual da arte da peça farão com que sua mensagem seja bem memorizada.

FUNCIONALIDADE
Simplicidade, boa acomodação do produto, fácil colocação e reposição do material publicitário garantem a aceitação e uso pelo lojista.

Estes aspectos são muito importantes. Em um tempo em que os produtos estão cada vez mais parecidos entre si (não existindo diferenças grandes no preço entre a maioria dos produtos de uma mesma categoria - havendo esta proximidade entre produtos concorrentes), os materiais de PDV fazem a diferença, pois será este material que, na maioria das vezes, destacará o produto do seu cliente de muitos outros na prateleira.
.
Imagem: Divulgação

Continuando, só há vantagens em utilizar os materiais publicitários no PDV. Eles são uma ótima opção não só para grandes anunciantes (agindo como complementadores das campanhas em outros meios), mas também para os fornecedores que não tem condições de fazer anúncios em mídia impressa ou eletrônica. Entre as vantagens posso citar o custo. Um material feito para muitas lojas, com vida útil de um ano, custa, em média 30 vezes menos que uma inserção de 30 segundos em rede nacional.
Outra vantagem é a atuação deste material, agindo sobre o consumidor em uma hora importantíssima: a hora da compra. Pode depender deles a decisão de compra de seu consumidor.Por último, citando algumas vantagens, destaco a fácil elaboração destes materiais, podendo (e devendo) ser criados de acordo com as necessidades e características do local onde serão aplicados (espaço físico do estabelecimento, tamanho do espaço destinado ao produto na gôndola, etc).



Muito bem. Vimos que temos de levar em conta nosso cliente (target) e o lugar. Mas será só isso? Não. Tem alguns detalhes que devem ser vistos também.
A verba destinada a este material (definirá até onde podemos ir em questão de qualidade, quantidade e aspectos do material a ser produzido). As características do produto também devem ser levadas em conta (pois as peças devem estar em harmonia, remeter ao produto, ser uma extensão dele).
O que seu concorrente tem feito para divulgar o produto dele? Isto pode servir de inspiração para a criação de sua ação, assim como o público-alvo do Ponto-de-Venda onde você irá aplicar sua ação. Locais/ comércios diferentes tem targets diferentes. Quem frequenta aquele lugar? Ele é grande, pequeno. A localização (bairro, movimento, etc) fazem a diferença.

Beleza! Levamos tudo isso em conta, levantamos as informações e estamos prontos para produzir o material. Mas, quais os tipos de materiais de PDV que posso usar? Como escolher qual é melhor? Isso é assunto para o próximo post: Divulgação e promoção no Ponto-de-Venda - Parte 3 - Mãos à obra!

Até lá!

As fotos desta postagem foram tiradas na loja C&A.

Nenhum comentário: