quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Instituto de Estudos em Varejo - IEV

Apresentado no dia de hoje (19/10), em um evento em Moema, o Instituto de Estudos em Varejo é uma importante ferramenta para os profissionais de comunicação. Eu achei deveras interessante esta idéia do Instituto. Assim, nesta postagem farei um apanhado geral, e me aprofundarei em postagens posteriores.

Apresentado por Regina Blessa (uma profissional super graduada, com muita experiência na área de merchandising, autora de um dos livros que se tornaram referência quando se fala neste assunto, Merchandising no Ponto-de-Venda, e também de Merchandising Farma - destinado ao merchandising no segmento farmacêutico-, este Instituto tem o intuito de oferecer ao profissional de varejo um local de aprendizagem e reciclagem de informações. Aberto não só para empresas, mas também para a população em geral, levando informação útil, de fácil aplicação no dia-a-dia.

Muitas vezes as empresas não fazem este tipo de treinamento pelo custo, ou por falta se tempo. Assim, o IEV surge como uma alternativa, oferecendo um curso acessível, de grande qualidade. Não se trata apenas de treinamento de vendas, de motivação, mas de merchandising, com profissionais na área.

E, associado a isso, como hoje em dia grande parte da população tem acesso à intenet (inclusive classes C e D), chega até nós também uma ferramenta que serve de laboratório de merchandising: uma Web TV. Trata-se do canal Varejo na TV, que chega como um laboratório virtual, aberto à população.

Estarão disponiveis cursos gratuitos de 2 a 20 minutos, onde o internauta tem uma noção do que é merchandising, e de como melhorar suas vendas. O portal conta também com áreas restritas, com cursos fechados, mais abrangentes. Estes cursos digitais têm como target lojistas e pessoas da indústria, que fazem os cursos no site, em módulos práticos, fáceis e atuais, numa linguagem acessível. São as técnicas de merchandising ao alcance de todos, em vídeo, na hora que você quiser. Estes vídeos são feitos através de parcerias com indústrias, entre elas a COOP (modelo de qualidade em merchandising no PDV), que (entre outras empresas) permitiu a filmagem em suas lojas, mostrando os "acertos", os problemas e dicas quando se trata de PDV.

Bem organizado, cada segmento tem seu canal no site do IEV (lojista, indústrias, agências de PDV, etc). No canal do Varejo na TV tambem ha esta separação, sendo elas por tipos de loja (supermercado, pet-shop, padarias, farmácias, etc). Uma parte interessante é a loja virtual presente no site, contando também com material digital (e-book), além de livros "físicos", relacionados ao assunto.

Realizando também cursos presenciais, outra vantagem do IEV e do canal Varejo na TV é que, ao mesmo tempo que o conhecimento estará acessível a todos, o internauta poderá também interagir, enviando dúvidas e comentários.

Esta é uma nova ferramenta que chegou para mostrar que as técnicas merchandising não estão acessíveis apenas às maiores empresas, ou a altos custos. Atraves do IEV e do Varejo na TV, qualquer um terá acesso a estas técnicas, e poderá melhorar a qualidade de sua empresa e suas vendas.

Interessou? Quer saber mais? Quer apoiar este projeto? Envie um e-mail para contato@ievarejo.com.br. Esta idéia vale a pena!

Saiba mais nos sites oficiais:
IEV
Varejo na TV
Regina Blessa

Fique ligado em meus próximos posts, onde falarei mais sobre estas novas ferramentas.

Nenhum comentário: