segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Da Semiótica ao Aperto de Mãos

Quando entramos na faculdade, principalmente no curso de Publicidade, pensamos que iremos direto para a produção de anúncios, comerciais de TV e impressos mas, assim como quando vamos tirar a habilitação para dirigir, tem uma parte teórica que vem antes da parte legal, que é a parte prática.

E é nesta parte teórica que nos deparamos com uma palavrinha que assombra muito estudante de Publicidade: SEMIÓTICA. Mas, o que é Semiótica? É quando quase enxergamos alguma coisa (semi=quase ótica=enxergar)? É uma loja que é quase de óculos (não é uma ótica completa, é uma semi-ótica)? Não. Vamos à explicação do termo. Da Wikipédia:

"A Semiótica (do grego semeiotiké ou "a arte dos sinais") é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Ocupa-se do estudo do processo de significação ou representação, na natureza e na cultura, do conceito ou da idéia. Mais abrangente que a lingüística, a qual se restringe ao estudo dos signos lingüísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal, esta ciência tem por objeto qualquer sistema sígnico - Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Culinária, Vestuário, Gestos, Religião, Ciência, etc."

Complicado? Na verdade é simples, quando se entende o que ela significa. Voltamos ao tema Publicidade. Nada é por acaso. Em uma campanha, a cor usada, o carro que aparece (ano, cor), o cenário... NADA. Tudo tem uma razão para estar lá. Você usa a Semiótica e nem percebe.


Um exemplo prático: em uma festa de fim de ano no seu trabalho. Estão numa rodinha três de seus colegas de trabalho, um amigo seu que veio lhe visitar e seu chefe. Você chega na rodinha. Quem você cumprimenta primeiro?

a) Seus colegas
b) seu amigo
c) Seu chefe

Se você for esperto, cumprimenta seu chefe, mesmo que você não goste dele (eu, particularmente, gosto muito do meu). E qual a razão de você cumprimentá-lo primeiro? muito simples: para mostrar a todos na rodinha quem é o mais importante. Você cumprimenta seu chefe para mostrar que ele é mais importante que todos. Mas não pára por aí. Quem você cumpimenta depois? quem é o segundo mais importante para você na rodinha de conversa?

Outra situação: saída do culto da igreja. Estão no saguão seu avô, seu tio, seu pai e você. Chega um membro da igreja para cumprimentá-los. Quem ele cumprimenta primeiro?

Seu avô. Não por ele ser idoso e o estatuto do idoso dar preferência a ele, mas por ele ser o mais velho da família presente. Por isso, simboliza ser o mais sábio e experiente presente. Aí, após ele, vai por ordem de idade até chegar a você.

Estas são situações interessantes, citadas para mostrar que a semiótica está além dos comerciais e dos filmes. Está além de "por quê aquela moça usa uma roupa vermelha no comercial de cerveja", ou "por quê aquele cara tem um carro conversível", mas também está em "por quê colocamos esta roupa hoje"? Que mensagem queremos passar? O que queremos conseguir?

Por quê usamos um perfume diferente hoje? A quem queremos agradar?

As aplicações da ssemiótica você aprenderá na faculdade, mas também precisa entender que ela está além da campanha, da mídia. Afinal, nós também passamos mensagens.

:)

Nenhum comentário: