quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Etapas da Campanha - Planejamento

Muitos estudantes de comunicação entram na faculdade com um intuito:
atuar na área de criação.
Sim , é divertido fazer aquela idéia fantástica que tivemos se
concretizar em um anúncio impresso, um comercial, spot ou hotsite, mas existe um fator muito importante que não pode ser deixado de lado, pois dele depende mais de 60% do sucesso da campanha: o Planejamento.

Após definir os objetivos da campanha (o que o seu cliente deseja atingir com a campanha), é preciso pensar em como atingir estes objetivos. é aí que entra o planejamento. Pegamos todas as informações sobre nosso cliente, analisamos o target (público-alvo), observamos a
verba de campanha e o prazo que temos para realizar estes objetivos.

As informações sobre nosso cliente são retiradas do Briefing, este documento tão importante. A partir dele traçamos o perfil de nosso target (consumidor). O que ele pensa sobre a empresa? Quantos anos ele tem? Qual classe social que ele pertence? Onde ele mora? Onde ele trabalha?

"Conheça seu inimigo". Na guerra e na comunicação esta frase tem muita valia. É claro que o target não é nosso inimigo, mas apenas com um profundo conhecimento sobre ele e seus costumes conseguiremos criar uma campanha eficaz. É tal como uma vacina: não adianta dar a vacina contra Tétano para tratar Gripe. Há uma vacina específica para cada doença. Assim é com as campanhas: criamos uma específica para cada target. É por isso que ele tem este nome. Pois temos que ter sempre um público-alvo em nossas campanhas. É claro que atingiremos pessoas fora do público que estabelecemos, mas o principal é atingir o target. Para isso, uma ferramenta muito útil é a Pesquisa.

A verba de campanha também é um fator importante. Se ela for muito baixa, e detectarmos a necessidade de que um aumento seria cruscial para o bom funcionamento dela, podemos sugerir ao cliente este aumento. Entretanto, a importância de se ter em mente o valor disponível para a campanha é também nos servir de guia para definir onde e como anunciar. Este fator está diretamente relacionado com o tempo de campanha. Se nosso cliente quer realizar uma promoção para vender um estoque de cosméticos que encalhou no depósito, haverá uma curta duração da campanha (a promoção tem de ser agora, já, para limpar o estoque). Então, não adianta fazermos uma inserção aqui e ali. Temos de utilizar meios de grande circulação (como jornais, revistas) e de divulgação rápida (TV). Novamente: a verba de campanha vai nos dizer o quanto e como anunciar. EM um apromoção deste tipo, devemos anunciar em todos os lugares que pudermos, ou nos meios que possuem maior cobertura, para que o maior número possível de pessoas saiba desta promoção, saiba da mensagem que você pretende passar.

A mensagem deve persuadir o consumidor a comprar o produto ou serviço anunciado, e a veiculação deve aplicar a pressão necessária de mídia para atingir um nível de intensidade suficiente, a fim de que a mensagem seja percebida. Aí entram fatores como a frequencia (número de vezes que sua campanha é veiculada no meio/ percebida pelo seu target). Novamente, deve-se fazer um planejamento a fim de que a frequência necessária seja atingida com a verba de campanha disponível. É como administrar o orçamento de uma casa de família. Temos aquela verba de "X" Reais por mês que tem que dar para fazer as compras, pagar algumas contas (senão todas) e dar possibilidade a uma pizza de vez em quando, ou um pastel na porta da faculdade com os amigos. Entretanto, assim como no orçamento familiar, no Planejamento de Campanha também ocorrem imprevistos. Se, numa família um carro pifa ou alguém fica doente, numa campanha, por exemplo, o caminhão da empresa de carreto que ia trazer o material promocional de seu cliente de São Carlos para São Paulo, para um evento que irá acontecer hoje, pifa no meio da estrada, e liga para você dizendo que quebrou o eixo.

Aí, cabe ao profissional agir rapidamente para contornar o melhor possível a situação. Esta carga TEM QUE estar no evento, senão a campanha vai por água abaixo. O Planejamento de Campanha pode prever este tipo de situação, bastando ter sempre em mãos o contato da empresa de carreto, para que esta libere outro caminhão para assumir a carga. Ou então, uma distração para entreter o público presente no evento até a chegada do material promocional.

Assim, o Planejamento é uma das chaves da campanha.

:)

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