quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O Mercado de Trabalho e a Universidade

É um fato que grande parte dos estudantes que entra no curso de comunicação já tem em mente qual local gostaria de trabalhar durante ou após o curso. Agências de Propaganda, jornais de grande circulação e emissoras de TV são os principais locais escolhidos. Entretanto, vou dar um outro enfoque sobre o título desta poetagem: o do estudante que cursa comunicação, mas está empregado numa área - para ele - totalmente oposta a seu curso.
Ele não pode mudar de emprego para um na área de comunicação, pois não conseguira um bom cargo devido à sua pouca experiência, e não pode perder o emprego atual, pois é sua fonte de renda. E agora?

Pois bem, vou lhe mostrar que - enquanto não lhe surge uma oportunidade melhor, na área de comunicação - você pode, em seu serviço mesmo, usar o que aprende na faculdade. Parece impossível? Nem tanto. Para ilustrar vou usar como exemplo algumas pessoas que conheço, colegas de profissão, que terminaram ou não seus estudos.

A primeira trabalha numa clínica médica particular, na área de enfermagem e, na outra metade do dia, cursa Publicidade.
Área de enfermagem em uma clínica. Como podemos utilizar, no caso do curso dela, nossos poderes publicitários num local como este?

Bem, você já foi numa clinica? Olhe em volta. O que há nela, relacionado a comunicação? Primeiramente Notamos os cartazes e folderes. Aí, a sinalização das salas e alas, e as fichas que os pacientes preenchem. Isso à primeira vista.

- "Mas o que isso tem de comunicação social?" - você pergunta. Tudo.

Você pode orientar sua gerência em onde é o melhor lugar para se colocar os cartazes, para que estes cumpram sua função de maneira eficaz; dispor os folhetos de uma forma mais atraente do que apenas empilhados e, de repente, até conversar com o representante de laboratórios para conseguir um contato no laboratório ou empresa em que ele trabalha, para assim poder mostrar seus trabalhos e até produzir com eles alguns materiais de comunicação. Tudo depende de não se ter receio de tentar.Tudo que envolve comunicação pode se tornar uma oportunidade.

Outro colega meu trabalhava numa empresa de tintas para artesanato. Um comércio pequeno e sem oportunidades de marketing? Discordo.
Lá ele cuidava de todos o materiais de comunicação, como cartazes, folhetos, etc. Lá ele adquiriu experiência, e pôde utilizar o que ele aprendia na faculdade.

Um ramo interessante é o ramo gráfico. Quem trabalha em gráfica percebe o quanto se aprende, seja em logística, administração do tempo e até criação.

Muitas vezes o cliente chega sabendo o que ele quer que apareca no material a ser feito, mas não sabe como deve aparecer. É aí que entra em ação o profissional de comunicação para, junto ao cliente, criar e estudar as possibilidades para chegar a um resultado agradável. Tanto que, muitas vezes, criamos duas provas para o cliente: uma conforme ele passou a nós, e uma outra com uma sugestão de layout criada pela gráfica. O que ocorre na maioria das vezes é a aceitação do modelo da gráfica, ou a criação de um híbrido, unindo elementos das duas sugestões.

Nem sempre conseguimos um emprego na área logo de cara, mas precisamos ficar atentos às oportunidades à nossa volta.

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