terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Artigo Externo - Loja no shopping ou na rua? Veja algumas dicas

Este é mais um artigo que li hoje e achei interessante:

Artigo de Debora Carrari

Imagem: Divulgação/ Reprodução

Uma das primeiras dúvidas de quem quer abrir uma loja é sobre a localização: rua ou shopping? Por isso vale a pena dar uma olhada nas dicas de Ana Carolina Esmeraldo, colunista do portal ABF(Associação Brasileira de Franchising), no artigo No shopping ou na rua? Eis a questão. A primeira delas é avaliar o perfil do empreendimento, ou seja, qual o produto que se irá vender e qual o público-alvo. É preciso entender o comportamento do consumo no local e os custos de ocupação para identificar as melhores oportunidades de instalar o negócio.

Prós e Contras

No artigo, Marcos Hirai, diretor de Pontos Comerciais do Grupo Cherto, consultoria especializada em franquias, aponta a importância de elencar as vantagens e desvantagens de cada opção. No shopping, por exemplo, o item segurança costuma ter um peso grande na hora da escolha de empreendedores. Além disso, o conforto criado pelo ar-condicionado, estacionamento e infra-estrutura também fazem a diferença para muitos consumidores.

Na rua, entretanto, o diferencial geralmente é o preço. E para muitos, a facilidade de acesso é maior na rua que no shopping. A influência das adversidades climáticas também afetam mais as lojas localizadas nas ruas, que ficam mais vazias no frio ou quando chove.

Já o consultor do Sebrae, Renato Santos, loja em shopping custa bem mais, sim, e é importante levar em consideração que o gasto inclui despesas com segurança, energia elétrica, ar condicionado e estacionamento. Mas os custos de abrir uma loja na rua podem ser superiores, pois geralmente é necessário fazer reformas e adaptações. Segundo ele, a maior parte das administradoras de shoppings já informa o perfil dos visitantes e facilita essa escolha.

Leia o restante do artigo aqui.

Nenhum comentário: