O consultor Marco Aurélio Militelli costuma aconselhar empreendedores sobre a gestão de franquias no portal da ABF (Associação Brasileira de Franchising), mas as dicas deste postservem para todas as pequenas empresas que atuam no varejo. Entre os fatores que influenciam a decisão de compra é o ambiente que ele encontra na sua loja.
Segundo Militelli, o perfil do consumidor é a base para se escolher as instalações do empreendimento. No entanto, algumas práticas eficazes se aplicam a todos os casos. É o que ele chama de “regras de ouro” sobre ambiente de consumo. Com elas, as chances de criar uma experiência agradável para o cliente e trazê-lo de volta serão bem maiores. Veja quais são elas.
1. Limpeza
Além de estar sempre limpo, o ambiente deve parecer limpo para o cliente. O uso de aromatizantes, sem exageros, é uma opção para proporcionar essa sensação de limpeza.
2. Organização do espaço
A falta de espaço adequado para examinar os produtos e decidir é um dos erros que prejudicam a relação do cliente com a loja. A desorganização passa a ideia de descaso, tanto com os produtos quanto com os consumidores.
3. Comunicação visual adequada
A comunicação visual deve ser adequada ao público alvo e ao produto dentro e fora da loja, ou seja, no interior, nas fachadas e na vitrine. Ela deve transmitir ao cliente a proposta da loja, o que ela vende o onde estão os produtos. Ela deve ser clara e facilitar a vida do cliente.
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