terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Artigo Externo - Saiba como montar uma loja que conquiste os clientes

Este é mais um artigo que li hoje e achei interessante:

Artigo de Debora Carrari

Imagem: Reprodução/ Divulgação

O consultor Marco Aurélio Militelli costuma aconselhar empreendedores sobre a gestão de franquias no portal da ABF (Associação Brasileira de Franchising), mas as dicas deste postservem para todas as pequenas empresas que atuam no varejo. Entre os fatores que influenciam a decisão de compra é o ambiente que ele encontra na sua loja.

Segundo Militelli, o perfil do consumidor é a base para se escolher as instalações do empreendimento. No entanto, algumas práticas eficazes se aplicam a todos os casos. É o que ele chama de “regras de ouro” sobre ambiente de consumo. Com elas, as chances de criar uma experiência agradável para o cliente e trazê-lo de volta serão bem maiores. Veja quais são elas.

1. Limpeza
Além de estar sempre limpo, o ambiente deve parecer limpo para o cliente. O uso de aromatizantes, sem exageros, é uma opção para proporcionar essa sensação de limpeza.

2. Organização do espaço
A falta de espaço adequado para examinar os produtos e decidir é um dos erros que prejudicam a relação do cliente com a loja. A desorganização passa a ideia de descaso, tanto com os produtos quanto com os consumidores.

3. Comunicação visual adequada
A comunicação visual deve ser adequada ao público alvo e ao produto dentro e fora da loja, ou seja, no interior, nas fachadas e na vitrine. Ela deve transmitir ao cliente a proposta da loja, o que ela vende o onde estão os produtos. Ela deve ser clara e facilitar a vida do cliente.

Leia o restante do artigo aqui.

Nenhum comentário: